TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Teoria De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 3

Suponhamos que se trate de uma professora questionando o estudante a respeito da “quantidade” de conhecimento internalizado, ou aprendido, em contrapartida à quantidade infinita de informações que podem ser armazenas em dispositivos eletrônicos. Com isso em vista, responda às perguntas, justificando-se e citando as fontes, sempre que utilizadas.

1) De acordo com a charge, a memória do estudante parece estar “fora” do seu corpo. Sabemos que a memória consta como um dos importantes processos mentais vinculados à aprendizagem. Escreva um texto dissertativo, de aproximadamente 7 linhas:

a) sobre a aprendizagem significativa proposta por Ausubel;

Ausubel tratou, principalmente, sobre os tipos de aprendizagem: a mecânica e a significativa. Nesse contexto, ele desenvolveu a Teoria da Assimilação Cognitiva, a qual dizia que a aprendizagem só ocorre efetivamente, ou seja, com sentido ao aluno, quando são levados em consideração conhecimentos prévios.

Além disso, debruçou-se em provar haveria aprendizagem significativa com o processo da recepção.

b) sobre a relação entre a aprendizagem significativa de Ausubel e memória.

Nossa memória é algo extremamente complexo e grandioso desde que bem aproveitada. Ausubel, de certa forma em seu trabalho, tratou sobre a melhor forma de aproveitá-la, ou seja, os melhores meios de ativá-la para reter informações importantes, como trata o texto lido sobre aprendizagem significativa. Esta ocorreria com mais freqüência desde que nossa memória já possuísse certa bagagem acerca do assunto novo a ser aprendido.

2) A Escola Nova, enquanto ruptura com o sistema tradicional de educação, propunha ao sujeito que ele aprendesse por meio de condições de experimentação, produção e reflexão acerca dos processos e resultados obtidos. Com isso em mente, continue a história da charge, dando a ela características da Escola Nova. De que forma a história poderia continuar? O que a professora poderia dizer? Seu texto deve ser breve, mas justificar os princípios propostos pela Escola Nova.

A professora deveria orientar o aluno a começas a utilizar a sua própria cabeça para armazenar informações e não apenas dispositivos eletrônicos. Se a Escola Nova foi uma ruptura com o sistema tradicional de ensino, hoje temos outro sistema na era da tecnologia. As palavras da professora deveriam direcionar este aluno aos princípios da Escola Nova, os quais defendem que o ensino deveria tomar como ponto de partida a ação do aluno, fazendo com que esse obtivesse resultados e refletisse sobre eles, aprimorando seu processo de ensino.

3) Sabemos que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, sendo utilizadas, inclusive, à educação. Devido a isso, parece haver menos espaço às relações interpessoais, que não as virtuais.

a) Escreva, com suas palavras, sobre o conceito de transferência proposto por Freud.

Esse processo trata sobre a transferência de sentimentos de alguém de uma figura para outra. Por exemplo, muitas vezes o aluno transfere relações de afeto, respeito e admiração, antes apenas sentidos em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com