TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Estrutural Da Mente Em Relação A Freud

Casos: Teoria Estrutural Da Mente Em Relação A Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria Estrutural da Mente em Relação a Freud

De acordo com a teoria estrutural da mente, o id, o ego e o superego funcionam em diferentes níveis de consciência. Há um constante movimento de lembranças e impulsos de um nível para o outro.

O id é o reservatório inconsciente das pulsões, as quais estão sempre ativas. Regido pelo princípio do prazer, o id exige satisfação imediata desses impulsos, sem levar em conta a possibilidade de conseqüências indesejáveis.Dentro do id existe os tabus que são ,desejos reprimidos pela sociedade ,como o sexo

O ego funciona principalmente a nível consciente e pré-consciente, embora também contenha elementos inconscientes, pois evoluiu do id. Regido pelo princípio da realidade, o ego cuida dos impulsos do id, tão logo encontre a circunstância adequada. Desejos inadequados não são satisfeitos, mas reprimidos.

Apenas parcialmente consciente, o superego serve como um censor das funções do ego (contendo os ideais do indivíduo derivados dos valores familiares e sociais), sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição.

No filme Freud Além da Alma ,Freud tira por base toda esta teoria da mente em seus sonhos e fatos relacionados a seus pacientes,ele também se vê diante de seus sonhos no complexo de Édipo no qual seu pai se torna uma barreira em frente sua mãe,seu desejo sexual .Freud sentia ódio pelo pai,no qual obstruía seu desejo pela mãe ,com isso ele pode ajudar Ana O.uma de suas pacientes ,só que ela sentia desejo pelo pai ,ao contrário dele, com isso ele pode compreender a situação,para conhecer os outros você precisa se conhecer (conhecer-te a ti mesmo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com