TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Adm

Artigo: Texto Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  235 Visualizações

Métodos Quantitativos.

No final do mês de Dezembro, o administrador da empresa de materiais de construção estudava a evolução de suas vendas ao longo dos seis últimos meses. As quantidades vendidas, os preços praticados e o valor das vendas de cada mês podem ser visualizados na tabela.

Com base na tabela anterior, o administrador constatou, obviamente, que quantidades, preços e, principalmente, os valores das vendas cresceram. Porém, detalhando a evolução relativa dos crescimentos e, principalmente, o efeito sobre o valor das vendas. Uma solução bastante simples para facilitar a análise envolveria a construção de números-índices, onde a empresa poderia analisar a evolução de suas vendas ao longo do tempo.

Assim, uma forma de analisar a evolução e as variações ocorridas nos dados apresentados seria construir uma tabela formada por números-índices. Neste caso, como se trata de analisar a evolução de um único produto, os números-índices são chamados de números-índices simples.

Para construir as séries para preços, quantidade e valores, basta dividir todos os valores de uma no escolhido mês base, expressando os valores obtidos em porcentual, ou seja, multiplicados por 100%.

Por exemplo, empregando o mês de julho como ano base, o índice simples de quantidade (Iq) para o mês de Agosto seria igual a (55/52)*100%, que resulta no valor de 106%. O índice simples de preço (Ip) para o mês de outubro seria igual a (271/222)*100%, que

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com