TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED UNIP INTERPRETAÇÃ E PRODUÇÃO DE TEXTO

Artigo: ED UNIP INTERPRETAÇÃ E PRODUÇÃO DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2012  •  9.263 Palavras (38 Páginas)  •  7.240 Visualizações

Página 1 de 38

1

ICET – CURSO: Engenharia – Ciclo Básico (Interpretação e Produção de Textos - IPT - Ficha 1)

Estudos Disciplinares

Campus:

Data: / /

Nome:

RA:

Turma:

1. O texto a seguir refere-se ao anúncio de divulgação pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, associado ao objetivo do trabalho voluntário – atividade desempenhada no uso e gozo da autonomia do prestador do serviço ou trabalho, sem recebimento de qualquer contraprestação que importe em remuneração ou obtenção de lucro.

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Disponível em <http://www.voluntariosemacao.org.br/archive/200912> e http://www.cedipod.org.br/Dia3.htm>. Acesso em 10/12/2009.

O impacto trazido aos interlocutores, aos leitores do discurso divulgado pelo anúncio, a respeito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Física, pode ser identificado, principalmente,

I. pela comunicação a respeito do termo Dia Internacional, tendo sempre origem nas manifestações promovidas pela ONU – Organização das Nações Unidas;

II. com a utilização do termo Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança e desenvolvimento econômico;

III. pelo termo social e atrativo utilizado no próprio título – Pessoa com Deficiência Física – característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores;

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

No dia 14 de outubro de 1992, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 3 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico. Esse dia serve para conscientizar, comprometer e fazer com que os programas de ação conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo o mundo. As entidades mundiais da área esperam que, com a criação do Dia Internacional, todos os países passem a comemorar a data, gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no mundo. O sucesso da iniciativa vai depender diretamente do envolvimento da comunidade de portadores de deficiência que devem estabelecer estratégias para manter o tema em evidência.

2

IV. com a linguagem não verbal criada pelo símbolo de deficiente físico, montado com a atenção e a união de vários indivíduos da sociedade;

V. pelo interdiscurso relacionado à personagem da novela exibida na Rede Globo de Televisão – Viver a Vida – em que a atriz Alline Moraes interpreta Luciana, jovem que, por grave acidente, adapta-se à realidade de um deficiente físico.

Está(ão) correta(s)

a) apenas as afirmativas I e II.

b) apenas as afirmativas II e IV.

c) apenas as afirmativas II, III e IV.

d) todas as afirmativas.

e) apenas a afirmativa V.

Justificativa.

2. (Enade 2008) A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929.

Fonte: STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].

Além da preocupação com a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela

a) a capacidade de organização do operariado.

b) a esperança de um futuro melhor para negros.

c) a possibilidade de ascensão social universal.

d) as contradições da sociedade capitalista.

e) o consumismo de determinadas classes sociais.

Justificativa.

3

ICET – CURSO: Engenharia – Ciclo Básico (Interpretação e Produção de Textos - IPT - Ficha 2)

Estudos Disciplinares

Campus:

Data: / /

Nome:

RA:

Turma:

1. Analise a charge ilustrada na figura abaixo.

Disponível em <http://g1.globo.com/tirinhas/0559700.html>. Acesso em 22/02/2010.

O pronome abaixo, retirado do texto, que retoma um termo ou uma informação antecedente é

a) algum. b) isso. c) ela. d) nós. e) nos.

Justificativa.

2. (Enade 2009 – com adaptações) Leia o gráfico a seguir, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período.

Disponível em <http://www.folha/uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85799.shtml>. Acesso em 02/10/2009 (adaptado).

4

Analise a charge ilustrada a seguir.

Disponível em <www.charges.com.br>. Acesso em 15.09.2009.

Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?

a) Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.

b) Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.

c) Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.

d) Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.

e) Ambos abordam temas diferentes e não é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com