TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Todas as Ciências são mais importantes do que essa, mas nenhuma lhe é superior

Por:   •  7/5/2018  •  Ensaio  •  3.628 Palavras (15 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA E EXISTENCIA

POLO DE LUENA

TRABALHO INVESTIGATIVO DE FILOSOFIA E EXISTÊNCIA

 

TÍTULO: 

Todas as ciências são mais importantes do que essa, mas nenhuma lhe é superior.”

PROFESSORA: LUCIANA S.M. FERRREIRA

ESTUDANTE: ANATOLI JOSÉ ABEL GINGA

MATRICULA: UC11602397

ANGOLA-SAURIMO, ABRIL DE 2011

TITULO: 

Todas as ciências são mais importantes do que essa, mas nenhuma lhe é superior.”

ESTUDANTE: ANATOLI JOSÉ ABEL GINGA

MATRICULA UC11602397

Roteiro

Introdução

1-Definição da Metafísica

1.1- Origem e Historia da Metafísica

2- A metafísica em Aristóteles

2.1- A metafísica como Ciência Primeira

2.2-A física como Ciência Segunda

3- Conclusão

INTRODUÇÃO

Todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer: uma prova disso é o prazer das sensações, pois, fora até da sua utilidade, elas nos agradam por si mesmas e, mais que todas as outras, as visuais.

O desejo de conhecer leva o homem a um estado permanente de dúvidas. A gritante busca pelo saber imbuído pelo desejo de conhecer e ser, transporta o homem para uma realidade metafísica, para uma realidade que esta acima dele.

A perene pergunta sobre a origem do mundo, o sentido da vida, a existência de um Ser Superior e outras demonstram a superioridade da metafísica em relação às outras ciências.

O desejo de ultrapassar o físico, como parte do todo, e patentear-se no metafísico como o todo, levou-nos a fazer o presente trabalho, onde procuramos fazer um exclaracio terminorum, isto é, um esclarecimento do conceito metafísica, definindo-o e posteriormente, fazendo o seu enquadramento histórico.

Na segunda parte fizemos, um status questione, onde vimos com Aristóteles definiu a metafísica, como a tratou e expos. Fizemos ainda um enquadramento da metafísica como ciência primeira, lembrando que os naturalistas trataram da física (natureza) com categorias metafísicas. E apresentamos o estudo da física como ciência segunda, fazendo anuência de que foi graças aos fenómenos físicos que Aristóteles postula a filosofia primeira.

Tecemos algumas considerações e concluímos a questão, aclarando que Todas as ciências são mais importantes do que essa, mas nenhuma lhe é superior.

 

1.DEFINIÇÃO DA METAFISICA

O termo metafísica vem do grego μετ〈 (Além) πηψσικ〈 (Física) termo atribuído por Andronico de Rodes, no século. I a.C., quando na pretensão de organizar os escritos de Aristóteles ou Corpus Aristotelicum deu conta que haviam assuntos que não tinha lugar nos livros de física. Rode perplexo com isso, recorreu ao expediente e deu um nome que apenas significou a ordem de série nas obras do Estagirita.[1] Então, a Metafísica passou a significar o nome dos livros quem vem depois dos livros de física.

Mas ao longo da história, outros autores definiram a metafísica de diferente maneira como vamos expor aqui:

A metafísica foi definida como conhecimento obtido, não pela razão, mas por revelação do tipo religioso das realidades imateriais alem das realidades físicas matérias;

Foi ainda definida como ciência suprema ou ciência primeira, tendo por objecto o absoluto;

Ciência do ser enquanto ser; Preocupação de descobrir as razões supremas da realidade.

Bacon diz que a Metafísica consiste na busca das formas que são eternas e imóveis;

 Kant chama a metafísica o terreno onde se travam o combate sem fim;  

Schopenhauer entende por metafísica tudo que tem a pretensão de ser um conhecimento que supera a experiência, quer dizer os fenómenos dados e que tenda a explicar o que condiciona a natureza num ou noutro sentido, ou para falar mais, simplesmente, mostrar o que esta por detrás da natureza e que a torna possível;

Para Sartre a Metafísica não é uma discussão estéril sobre as noções abstracta que escapa a experiencia, é um esforço vivo para agarrar por dentro a condição humana na sua totalidade.[2]

 A metafísica também foi definida em sentido pejorativo pode ser entendida ainda como ciência que tem por objecto as abstracções, sendo portanto, uma acção desnecessária ou uma ilusão, que escapa ao critério da objectividade da ciência positiva.[3]

  1. A ORIGEM E BREVE HISTORIA DA METAFISICA

A metafísica é considerada ciência sem nome, pois nasce com a filosofia e a acompanha em todo o seu desenrolar, mas a sua nomenclatura só foi possível no século I a.C. quando Andronico fez a classificação das obras de Aristóteles e a classificou como física como a primeira ciência particular e a metafísica como aquela ciência que vem depois da física.

Isto deu-se da seguinte forma: Aristóteles ao morrer deixou sua biblioteca com seu discípulo Teofasto, nesta biblioteca para além de obras pública existiam também obras de outros filósofos e alguns escritos particulares mestre, reservados ao círculo do discípulo, nesta encontramos a metafísica.

Ao morrer Teofasto, fez o mesmo que o mestre, confia sua biblioteca onde estão incluídas as obras de Aristóteles à Neleu, seu colega quando discípulo de Aristóteles e também discípulo. Este transferiu-se para Trôades, em Scepsi sua cidade natal, onde estavam os seus herdeiros. Estes depois de sua morte, esconderam a biblioteca num subterrâneo, onde permaneceu escondida quase um século, pois os reis de Pergamos e Alexandria, desejavam enriquecer-se com todas as produções literárias mais importante de seu tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (409.5 Kb)   docx (313.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com