TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Totalitarismo

Resenha: Totalitarismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

1°) Na medida em que o poder dá para as pessoas a oportunidade de comandarem os rumos políticos de uma determinada nação, a força passa a ser o instrumento de coerção para que os grupos sociais obdecem às mais diversas regras colocadas pelos detentores do poder. Essas regras serão editadas pelo Estado, detentor da violência legal, da violência racional legal, através das leis e atos normativos, do poder de tributar, do poder de subjugar as pessoas na aplicação das leis aos casos concretos, entre outros meios. Em todos os exemplos dados, há presença da força extroversa do Estado que será definida pelo detentor do poder em determinada situação.

2°) A legitimidade do pode na Idade3 média estava fundada em Deus; as monarquias absolutas da modernidade desenvolveram o conceito de direito divino dos reis. Já o liberalismo burguês, por meio das teoria contratualistas, laicizou a concepção de poder, eliminando os fundamentos religiosos para legitimar o poder por meio da noção de contrato, o pacto entre os cidadãos.

3°) O conflito é inerente à democracia porque, ao aceitar o pluralismo de ideias, as divergências podem ser expostas e discutidas, para que se tente chegar a um acordo. O que não significa eliminar as diferenças, mas mantê-las vivas, desde que se consiga a cada momento decidir sobre os atos políticos. O conflito, na democracia, exclui a violência, porque se baseia na discussão.

4°) O totalitarismo é uma experiência política que se refere a alguns tipo de governo estabelecidos na Europa do pós-Primeira Guerra. O termo foi primeiramente cunhado pelo filósofo Giovanni Amendola, que definiu o regime totalitário enquanto auge de um processo onde um indivíduo ou partido político passa a controlar o Estado. No entanto, o totalitarismo também pode ser definido por meio de uma relação com a sociedade onde os indivíduos têm suas vidas intimamente controladas pelo governo.

O autoritarismo descreve uma forma de governo caracterizada pela ênfase na autoridade do Estado em uma república ou união. É um sistema político controlado por legisladores não eleitos que usualmente permitem algum grau de liberdade individual.

-Pode ser definido como um comportamento em que uma instituição ou pessoa se excede no exercício da autoridade de que lhe foi investida.

5°) A censura é incompativel com democracia porque esse tipo de regime se fundamenta no conceito de pluralismo,da divergências de opiniões, no direito de expressão, não sendo justo que que qualquer pessoa ou organismo se arvore dono de uma verdade capaz de cercear o direito de livre expressão.

6°) Arendt afirma que poder é concessão. Quem tem poder sobre os outros tem porque OS OUTROS lhe concederam este poder. Se houve violência, essa concessão não foi por vontade própria, então esse poder não é legítimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com