TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab

Dissertações: Trab. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  232 Visualizações

O cerebelo possui um córtex formado por substância cinzenta e um corpo medular constituído por substância branca onde se encontram os núcleos centrais. O córtex possui sulcos e fissuras que adentram em direção ao corpo medular delimitando lâminas finas conhecidas como folhas cerebelares.

A fissura prima separa o lobo anterior do lobo posterior. A fissura póstero-lateral separa o lobo posterior do lobo floculonodular. Quanto aos aspectos funcionais, o cerebelo caracteriza-se por trabalhar de modo inconsciente, estando relacionado com a manutenção do equilíbrio e da postura, controle do tônus muscular, controle dos movimentos voluntários e aprendizagem motora.

O cerebelo também costuma ser dividido em zonas longitudinais devido características fisiológicas peculiares que estas zonas apresentam. A zona medial é representada em parte pelo vermis, sendo também conhecida como vestíbulo-cerebelo. Desta zona partem as fibras eferentes do núcleo fastigial. A zona intermédia também é conhecida como espino-cerebelo e dela partem as fibras eferentes dos núcleos globoso e emboliforme.

A zona lateral, de onde partem as fibras eferentes do núcleo denteado, por sua vez, é conhecida como cerebro-cerebelo pois dela depende o perfeito funcionamento dos processos motores que são integrados ao córtex cerebral, o qual estabelece conexões com essa região do cerebelo no sentido de aplicar os movimentos veiculados a sequências temporais previamente definidas

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com