TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Conclusão De Curso

Trabalho Universitário: Trabalho De Conclusão De Curso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2013  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 8

ÈTICA E POLITICA ARISTOTÉLICA

FLAVIANA SOARES DE MORAES

Projeto de artigo apresentado como requisito para a conclusão da disciplina Produção Filosófica.

Unisul Virtual

Londrina

Outubro - 2012

:

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA ..........................................................................1.

2- OBJETO /OBJETIVOS ...........................................................................................2

3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...............................................................................3

4- METODOLOGIA .....................................................................................................4

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................5

6- ANEXOS ....................................................................................

1-INTRODUÇÃO

No presente projeto tem como finalidade uma pesquisa teórica envolvendo o tema Politica e Ética Aristotélica na Antiguidade. Observando as concepções teóricas juntamente com os apontamentos filosófico da época. Através dessa pesquisa proponho breve levantamento e questões que sejam relevantes para despertar o gosto e aptidão pelo estudo filosófico desse período. É necessário que essa pesquisa proporcione alternativas que levem a desenvolver a capacidade de fazer descobertas e compreender o mundo em todos os aspectos político e ético valorizando os conhecimentos desenvolvidos na antiguidade.

De acordo com a visão aristotélica, esse período foi de grande importância ao homem como ser que pensa e reflete. Um propósito que é mais de convocação ao interesse geral e sim o desejo de ser feliz construindo sua vida política e exigindo um reforço substancial da dimensão ética desta prática. Sendo capaz de enfrentar opiniões diversas sobre ética e politica que são estreitamento vinculado ao sentimento dos povos, ao seu modo de viver e aos seus costumes que evoluem ao longo do tempo e da história.

É necessário que esse tema proporcione alternativas que nos leva a uma reflexão comparativa entre as idades antiga, média e moderna e suas relações com a ética e a politica.

2- OBJETOS / OBJETIVOS

GERAL: Proporcionar uma ampla perspectiva histórico-sistemática da filosofia Antiga na visão aristotélica.

ESPECIFICO: Conhecer fundamentos teóricos relevantes para possibilitar a discussão de qualquer tema ligado à Filosofia Ética e Politica de Aristóteles..

.

3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Devido o pensar do ser humano desde os primórdios da filosofia, na Grécia Antiga e a sua origem, a ética teve e tem uma íntima ligação com a política, chegando mesmo a uma quase identificação naquele momento da Antiguidade.

Na filosofia aristotélica a política é um desdobramento natural da ética. Ambas, na verdade, compõem a unidade do que Aristóteles chamava de filosofia prática.

A Ética é o estudo dos fundamentos da ação humana um dos grandes problemas do campo da ética é o da relação entre o sujeito e a norma.

Essa relação é eminentemente tensa e conflituosa, uma vez que todo estabelecimento de norma implica cerceamento da liberdade.

A ética possibilita o desenvolvimento de valores, mas pode ser também o espaço da transgressão, quando valores impostos pela sociedade se configuram como instrumentos de repressão, violência e injustiça.

A Filosofia Politica busca compreender os mecanismos que estruturam e legitimam os diversos sistemas políticos, discute relações de poder e concebe novas potencialidades para a vida em sociedade. A sociedade transforma o poder politico em coisa pública, transparente, participável e voltado à construção do bem comum, são exceções no espaço e no tempo.

Se, por um lado, a modernidade está distante do ideal da polis ateniense ou da res publica romana, por outro lado é preciso reconhecer que ela trouxe conquistas fundamentais, como a valorização da subjetividade e da liberdade individual.

Se a ética está preocupada com a felicidade individual do homem, a política se preocupa com a felicidade coletiva da pólis em que a tarefa da política investigar e descobrir quais são as formas de governo e as instituições capazes de assegurar a felicidade coletiva que tem como finalidade investigar a constituição do estado.

Aristóteles como criador da disciplina filosófica da Ética preocupa-se, acima de tudo, com o bem humano que segundo ele, é determinado por dois fatores: Um fator bastante constante, a natureza humana, que se constitui de uma série de elementos corporais ligados a uma forma dinâmica por ele chamada de alma (psyché, donde se origina o adjetivo psíquico). - Um segundo fator variável, o conjunto de circunstâncias concretas, chamadas pelos gregos de ocasião. Para Aristóteles, enquanto a política tem como finalidade o bem coletivo a ética tem por finalidade o bem pessoal. Para determinar o bem que caracteriza a atividade própria dos humanos. Aristóteles analisa as distintas funções do composto humano. A primeira delas é a vida, mas a vida é comum aos homens, aos animais e as plantas. A segunda função é sentir. Mas sentir é comum aos humanos e aos animais. Se a felicidade do homem depende das condições sociais e se é somente na cidade que o homem da ação pode exercer suas virtudes ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com