TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Historia

Ensaios: Trabalho De Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

Freud

Teoria

Freud foi o fundador da teoria psicanalítica, ele era psiquiatra clínico. A psicanálise é uma teoria que parte por base de que nosso comportamento é regido por desejos inconscientes e a análise deve ser realizada através do reconhecimento dos instintos, anseios e impulsos que fornecem a energia para as ações individuais.

Principais Conseitos

Uns dos principais conseitos que Freud destacava era as ansiedades e os medos e tratando o inconsciente como fonte de energias, por desejos reprimidos e depósito de velhas lembranças. O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente e a maneira de acessa-lo é através da associação livre. Freud realizou muitas descobertas de sua teoria fazendo auto-análise, ele analisou rigorosamente seus sonhos e os de seus pacientes.

Visão Pedagogica

Freud apresentou diferentes concepções sobre a educação, por vezes, criticando-a como desencadeadora da neurose, ou aproximando-a da psicanálise enquanto profissão impossível.os Três Ensaios sobre a teoria da Sexualidade, Freud lançou os alicerces de temáticas importantes como a sublimação, o desejo de saber e a sexualidade infantil.

Contribuição para Educação

Nesta obra, ele relaciona as pesquisas infantis à curiosidade sexual entrelaçando desejo de saber e sexualidade. A educação passa a ser citada em diversos textos, ora enquanto prática pedagógica, ora estando relacionada ao campo clínico. Tal aproximação com a clínica destaca a repressão da curiosidade sexual infantil, feita pela educação, como força motriz para a inibição do pensamento.

Wallon

Teoria

Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento.

Principais Conseitos

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Militante apaixonado (tanto na política como na educação), dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. Ou seja, "a própria negação do ensino".

Visão Pedagogica

Wallon estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência.

Contribuição para Educação

A contribuição de Wallon é diferentemente dos métodos tradicionais (que priorizam a inteligência e o desempenho em sala de aula), a proposta walloniana põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem é sempre a de considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoções, movimento e espaço físico se encontram num mesmo plano. As atividades pedagógicas e os objetos, assim, devem ser trabalhados de formas variadas.

Lacan

Teoria

Jacques Lacan Formulou uma teoria profunda e complexa que, sob a égide do retorno a Freud, redefiniu, sob a perspectiva do estruturalismo e da lingüística, todas as categorias psicanalíticas conhecidas, ao mesmo tempo que criou muitas outras.

Principais Conseitos

Fora de qualquer dúvida, Lacan é a figura mais discutida da psicanálise contemporânea. Seus Seminários, realizados em Paris de 1953 a 1980, são indispensáveis para o conhecimento integral da nova e revolucionária leitura por ele empreendida da obra de Freud.

Visão Pedagogica

Lacan procurou elucidar a dinâmica entre o Eu e as instituições sociais, onde a escola se insere, modelo de escola participativa, na qual o aluno assume um papel mais central, a importância e o significado da fala do professor e do aluno e pouco se preocupava em escutar as crianças. Por isso, os conhecimentos provenientes daquela área do saber ajudaram a perceber e explorar alguns fenômenos que acontecem na vida escolar, como a resistência de alguns estudantes em aprender e de alguns professores em ensinar certos conteúdos.

Contribuição para Educação

Lacan transforma a maneira de pensar dos psicanalistas e da própria Psicanálise. Pode-se dizer que há uma Psicanálise antes e uma depois de Lacan, ou seja, depois dele, a Psicanálise nunca mais foi a mesma.

Piaget e sua teoria:

O ser humano é muito rico e deversificado, cada pessoa tem suas características próprias, que as destinguem das outras pessoas, e seu próprio ritimo de desenvolvimento.

Principais conceitos:

Piaget estudou os processos de pensamento presente desde a infância inicial ate a idade adulta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com