TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores e princípios morais

Pesquisas Acadêmicas: Valores e princípios morais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

Valores e princípios morais

Valores morais são conceitos que adquirimos ao longo da vida com base nos ensinamentos que recebemos de nossa família, nossos pais e toda comunidade em que vivemos.

Nossos sentimentos, nossas condutas, nossas ações e nossos comportamentos também são modelados por essas mesmas condições na qual pode se incluir alem da família, a classe e grupo social no qual o individuo esta inserido, seu trabalho, sua religião e ate questões políticas, podem influenciar nos valores e princípios morais.Todos nos somos formados principalmente pelos costumes da nossa sociedade, essa sociedade que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons e que nos são passados como obrigações e deveres.

Portanto os valores e maneiras parecem ser naturais com os quais nos relacionamos desde o nosso nascimento e dessa forma somos recompensados quando os seguimos corretamente e somos punidos quando os transgredimos.

Segundo Sócrates é sujeito ético moral somente aquele que sabe o que faz, conhecem as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais. Ele afirma ainda que apenas o ignorante é vicioso ou incapaz de virtude, pois quem sabe o que é o bem não poderá deixar de agir virtuosamente.

Considerando o conjunto de valores como a honestidade, a bondade, que é o que dirige as nossas ações diante da sociedade, esses valores ou conceitos nos norteiam na forma de ver o mundo e assim impõem limites ao nosso comportamento.Baseando-se por esse conjunto as pessoas definem o seu modo de agir e pensar e conseqüentemente e definida sua moral e sua ética.

Inteligência emocional

As nossas emoções podem nos fornecer informações valiosas, sobre nós mesmos, sobre outras pessoas e sobre diversas situações. A Inteligência Emocional está relacionada com nossas habilidades como motivação, controle de impulsos e emoções. Para atingir a inteligência emocional é necessário que se obtenha um controle total de nossas emoções.

As nossas emoções são as mais variadas e devem ser reconhecidas, podem ser benéficas para nosso convívio tanto pessoal como profissional como também podem trazer transtornos negativos se não forem controladas.

No dia a dia precisamos reconhecer nossos sentimentos e saber lidar com eles em todas as circunstancias, conseguir controlar e dirigir as emoções também é essencial e, além disso, reconhecer as emoções das pessoas com quem nos relacionamos é fundamental para se conquistar o autodomínio emocional.No âmbito profissional é imprescindível desenvolver a inteligência emocional para entender as outras pessoas, como elas trabalham e como são motivadas. Também para desenvolvimento de lideranças e coordenação de grupos, bem como para seu autoconhecimento.

Podemos entender que inteligência emocional é apenas uma forma inteligente de usar nossas emoções, fazendo com que elas trabalhem em nosso beneficio nos ajudando e orientando nosso comportamento e raciocínio como forma de obter melhores resultados. Sabemos que essa inteligência pode ser desenvolvida e ampliada, portanto é necessário aprender e praticar as técnicas que a compõem.

O pensamento complexo

Pensar de forma complexa contribui para que nos possamos atuar na sociedade e saber lidar com as diversas situações. O pensamento complexo é uma forma de pensar, analisar e agir na sociedade, a partir da idéia de complexidade, ou seja, com diferentes pontos de vista, não se limitando apenas a um pensamento único.

Para compreender esse pensamento, precisamos compreender o mundo a nossa volta e a sociedade em que estamos inseridos, de modo que a complexidade do pensamento esta diretamente envolvida com a necessidade cada vez mais evidente da busca de viver melhor. Essas necessidades incluem desde como compreender a vida e seus problemas até como compreender como tudo funciona e poder controlar, planejar e buscar novas formas de progredir na sociedade e no mercado de trabalho.

Na sociedade moderna com os avanços constantes de tecnologias é extremamente necessária a compressão do pensamento complexo para que possa haver novas formas de compreensão do mundo sob aspectos diferenciados. É muito importante que não se prenda a modelos impostos e sim que se busquem constantes mudanças.Entende-se que o pensamento complexo hoje é uma necessidade da sociedade que nos coloca diante de diferenciadas situações, nas quais precisamos obter sucesso sempre.

Pensamento linear ou lógico

Pensamento linear é a nossa forma mais predominante de pensar. Esse pensamento e basicamente sustentado pela lógica. Porem isso não significa que ele não seja importante e até mesmo essencial em nossa vida, através do pensamento lógico somos capazes de realizar tarefas e atividades cotidianas, ele é o responsável por atitudes que tomamos rapidamente. Utilizamos o pensamento linear em situações que nos são exigidos uma resposta imediata.

Esse pensamento por ser lógico contribui para atividades que fazemos dentro da nossa rotina diária por isso ele é tão importante quanto o pensamento complexo que contribui para atividades que precisam ser planejadas ou que exijam mudanças. Então o melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com