TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wolkmer

Tese: Wolkmer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  4.364 Palavras (18 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

Wolkmer nos dá uma série de explicações sobre a forma utilizada para desenvolver o trabalho desse livro.

A principio ele já nos diz que a intenção do trabalho não é explicar sobre todas as fases históricas e razões do esgotamento sócio-economico e politico cultural, muito menos propor uma nova ordem iternacional, o foco das explicações se baseará nos últimos 30 anos da história anteriores a escrita do livro. (verificar data de publicação)

O autor também destaca que baseia o livro na idéia de não existir uma ordem mundial organizada, diz também, sobre o método de exposição, que apesar de não ser estritamente científico e imparcial em relação aos fatos, o que realmente se quer mostrar é a interpretação do contexto sob a visão do terceiro mundo.

Procedimento metodológico

Wolkmer opta pela utilização da metodologia dialética, usando da contradição para evidenciar posteriormente a síntese, sua nova tese. Para esse fim, irá evidenciar os integrantes da estrutura de poder em crise, a priorização dos povos do terceiro mundo (como sujeito), seus princípios e fundamentos condutores da transformação (Ideologia) e seu projeto final, baseado na estratégia eficiente para uma nova ordem interncional (objeto).

Como o próprio autor resume seu objetivo, ele pretende com foco nas contradições, clarear a consciência dos sujeitos, afim de possibilitar a nova ordem internacional.

2

Estrutura das relações internacionais

Blocos Políticos Hegemônicos

Após o termino da 2º guerra mundial, o mundo se vê diante de duas super potências detentoras de características e funções de sistemas imperiais. USA e URSS começaram a criar e desenvolver zonas de influência, baseada em relações de conflito, subordinação, e cooperação (entre poder central e países periféricos). Dessas zonas de influência nasce o que conhecemos como o mundo dividido em dois grandes Blocos, o Capitalista (Influênciados pelo Imperialismo Norte Americano) e o Bloco Socialista (Influênciado pelo Socialismo da URSS). Dessa disputa constante de poder e influência, surgiram choques de interesses, provocando a chamada Guerra Fria, forte clima de insegurança, devido às chances de conflito aniquiliadores como: Guerra da Coréia, Invasão da Hungria e Questão de Suez e Crise Cubana.

Da dominação econômica e militar das suas super-potências nasce um bloco periférico, o terceiro mundo, mais preocupado com questões como a condenação do colonialismo, da discriminação racial e defendendo a autodeterminação, igualdade de direitos, não alinhamento e o livre desenvolvimento.

Emergência e Significação do terceiro mundo

O termo Terceiro mundo, aparece nos anos 50, mas adiquire maior aceitação nos anos 60.

O termo surge num artigo de Alfred Sauvy, de 1952, comparando os problemas dos países pobres ao terceiro estado, na França, às vespesras da Revolução Francesa, a partir do momento que imprensa passa a adotar o termo, ele perde a conotação original e passa a significar “nações proletárias”, alguns ainda pretendendo denominar o Terceiro mundo como os países “neutros” à conjuntura política mundial da época, até finalmente ser considerado como os países “subdesenvolvidos” independentemente do bloco ao qual pertecem, como destaca Yves Lacoste.

Marcel Merle, também citado, destaca mais uma questão dentro do termo “Terceiro Mundo” após o fim da guerra Fria, ganha caráter econômico e se torna sinônimo do confronto entre os países subdesenvolvido com os países ricos. Após dificuldades com o termo, surge então o “Quarto Mundo” para separar os países mais pobres dos “novos ricos”(países petrolíferos). Merle conclui então, finalmente, que o Terceiro Mundo serve para definir “toda situação de subdesenvolvimento, quaisquer que sejam sua implantação geográfica e substrato político”.

Já num contexto mais “Europeu” da visão, Wolkmer cita Adriano Moreira citando o terceiro mundo com caracteristicas como: Geralmente tropical, habitado por povos de cor, pobres, subdesenvolvido, proletário, com alto índice de natalidade e mortalidade e fraca esperança de vida no nascimento, mentalmente tradicionalistas, de pouca iniciativa empresarial, sem classe média, instrução de nível deficiente, predomínio da produção agrícola, entre outros.

Com tais divergências,Wolkmer nos apresenta a constatação de Pierre Moussa, que define o Terceiro mundo como uma composição dividida em três tipos distintos de nações

a) Nações opulentas: As enriquecidas pelo petróleo (Quase todos pertencentes a OPEP)

b) Nações Emergentes: Países ainda subdesenvolvidos, mas em vias de deixar essa condição, rumo ao desenvolvimento

c) Nações que permanecem proletárias: Países extremamente pobres, com baixo nível econômico-técnológico, de populações majoritariamente rurais e deseducadas

Após dadas as definições para o Terceiro mundo, é preciso destacar três fatores que possibiitaram seu processo de formação.

1) O Aparecimento do grupo afro-asiático na Conferência de Bandung em 1955 (29 países discutiram assuntos de interesse comum, como paz na Indochina, reconhecimento do novo governo chinês, a descolonização e cooperação entre povos)

2) O Neutralismo, que gerou o bloco não-alinhado a partir da conferência de Belgrado de 1961 (Defende o anti-imperialismo, posição de independência diante dos blocos ideológicos hegemônicos, USA e URSS)

3) O surgimento do grupo dos 77 (união de países em desenvolvimento em busca de uma maior capacidade de negociação conjunta na ONU ), na I UNCTAD – Conferencia das Nações Unidas sobre Comercio e Desenvolvimento

Necessidade de Integração dos Subdesenvolvidos

Em 1964, o grupo dos 77 toma consciência dos problema das nações subdesenvolvidas e adotam a base de uma política comum em busca de uma nova ordem econômica mundial, na I conferencia da ONU sobre comercio e desenvolvimento. Apesar do êxito de algumas iniciativas restritas a certos países, diversos fatores como endividamento, esgotamento dos recursos naturais e desigualdades sociais ainda se vêem em extrema dificuldade de enfrentar a crises, sendo tantas vezes obrigados a se aliar aos países desenvolvidos para promover seu crescimento.

Em vista disso é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com