TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Grega Antiga

Pesquisas Acadêmicas: Ética Grega Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  1.957 Visualizações

________________________________________

TRABALHO DE FILOSOFIA

Ética Grega Antiga

Jéssica Bernardino

________________________________________

Cornélio Procópio – PR

2013

Ética Grega Antiga

Em modo geral os pensamentos gregos foram representados por importantes filósofos, ressaltando as ideias deles sobre a ética.

Platão entendia que era uma busca pelo bem e pela felicidade, entendida como prazer como sabedoria pratica e como verdade, não há ideia de felicidade contemporânea. Para isso o homem tinha de ser virtuoso sendo uma imitação ou uma assimilação de Deus.

O homem bom era o homem sábio. O homem sábio tem virtude para estabelecer uma vida harmoniosa e equilibrada e aprender que o mundo não é só aqui e agora, mais sensível para contemplar um mundo ideal com Deus. E existiam as virtudes principais: Justiça, Prudência ou Sabedoria, Fortaleza ou Valor e Temperança.

Para Aristóteles também era busca do bem, só que um bem mais especifico, de acordo com o grau de complexidade do ser, neste sentido a ética de Aristóteles surge com um fim, então para o homem a busca do bem, era algo que envolvia diversas esferas e diversas buscas. Para ele o homem precisa mudar sua melhor disposição natural em hábitos. Mas a autoeducação vem de um esforço voluntario, de modo que a virtude provém mesmo da liberdade.

Atividade

1- Escreva o que você entendeu sobre Ética Grega Antiga.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com