TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Grega

Casos: Educação Grega. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  11.671 Palavras (47 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 47

DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SABERES EM DESTAQUE

LÍGIA S. F. BARRICHELLO

“A educação é direito de todos, dever da família e do Estado e terá como base os princípios de liberdade e os ideais de solidariedade humana.” LDB Art. II

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .........................................................04

1. A EDUCAÇÃO.......................................................05

2. A DIDÁTICA..........................................................14

3. O PROFESSOR DIDATA..........................................19

4. A INFLUÊNCIA DOS PARADIGMAS DA CIÊNCIA

SOBRE A EDUCAÇÃO.............................................24

5. A CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS.................30

6. O ENSINO POR MEIO DE PROJETOS.......................36

7. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM........................39

8. O ENSINO POR MEIO DA PESQUISA.......................43

9. A AULA EXPOSITIVA..............................................46

10. A ÉTICA NA EDUCAÇÃO........................................50

Civilização como processo de abrandamento dos costumes, de refinamento nos modos

Introdução

Este texto foi elaborado com a intenção de sistematizar alguns conteúdos, que precisam ser refletidos e discutidos pelos futuros professores da Educação Superior.

Os temas expostos dizem respeito às diversas disciplinas. São pertinentes a todas as áreas de ensino, pois se referem a bases e princípios para se conseguir uma docência de bons resultados.

As exposições são breves, embora as temáticas sejam ricas e permitam muita exploração. A ideia é oferecer uma amostra, uma exposição concisa sobre temas de interesse da prática pedagógica, fomentando buscas, instigando pesquisas.

A seleção de temas foi realizada com o propósito de ampliar as representações dos futuros professores sobre a educação e sobre o papel do educador. Ainda, nesse mesmo caminho, a coletânea tem por objetivo oferecer uma melhor compreensão a respeito do trabalho pedagógico e das formas mais adequadas, ou mais didáticas, para realizá-lo, visando ao sucesso das aprendizagens.

Entende-se que as abordagens feitas têm potencial para trazer, aos professores em formação, uma visão estimulante (e talvez, inspiradora!), a cerca do contexto da didática e de seus benefícios, principalmente, na Educação Superior.

Boa leitura!

1. A Educação

Conceitos:

Os conceitos ou as representações sobre o fenômeno educativo convergem, atualmente, para um mesmo entendimento: a educação é um processo sistemático e intencional de aperfeiçoamento do ser humano, que deve atingir as dimensões intelectual, emocional e espiritual. Hoje a educação voltada para aperfeiçoar todas as dimensões do homem é um imperativo, que se coloca, principalmente, para suprir lacunas deixadas pela educação e pelas formas de vida do passado.

A idéia de homem educado associa-se à noção de homem civilizado. A similaridade pode ser legítima se o entendimento sobre civilização compreender os três aspectos mencionados pelo filósofo francês Francis Wolf, citado por Aranha (2007, p. 54):

a)Civilização como processo de abrandamento dos costumes, de refinamento nos modos de cumprir as funções naturais como comer, defecar, assoar o nariz etc. e também a polidez no trato com os outros (... ) b) Civilização como patrimônio das ciências, letras e artes, enfim, pelo estágio desenvolvido da cultura humana (...) c)Civilização como tudo aquilo que, nos costumes, em especial nas relações com outros homens e outras sociedades, parece humano, realmente humano – o que pressupõe respeito pelo outro, assistência, cooperação, compaixão, conciliação e pacificação das relações (...).

Entende-se que, presentemente, nos agrupamentos humanos, parece mais fácil observar a vivência da civilidade relacionada às duas primeiras concepções. Mas a terceira abordagem precisa ser alcançada, para que se possa falar em diminuição da barbárie, da bestialidade e em avanço na qualidade da existência humana. O projeto educativo da contemporaneidade deve voltar-se prioritariamente para lograr êxito no alcance desta meta.

A educação moderna

O modelo de educação delineado, a partir do século XVII até o século XX chamado de – o paradigma da educação moderna - privilegiou o desenvolvimento da racionalidade técnico-instrumental e deixou de cuidar de outras áreas importantes da vida humana. Tal negligência trouxe problemas para o homem contemporâneo, que só poderão ser resolvidos com uma proposta de educação que contemple os aspectos desprezados pelo projeto da modernidade educativa.

Pelo contexto histórico e pelo legado que as sociedades humanas deixaram, entende-se que não basta, ao homem do século XXI, uma formação pragmática, utilitarista e orientada somente para uma especialização (ARANHA, 2007). A educação da Pós- Modernidade necessita complementar ou enriquecer a proposta da educação moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com