TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E TRABALHO INFANTIL

Por:   •  16/3/2019  •  Artigo  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

.

 A relação entre EDUCAÇÃO e TRABALHO e CIDADANIA.  Considerando os conceitos provenientes da Educação Contemporânea no Brasil.

Elisabete Camilo Fernandez

   Ao analisarmos a importância do estudo da filosofia da educação no contexto social, concluímos que essa ciência propõe uma expressiva finalidade em estudar e tentar esclarecer as mais diversas complexidades existentes nas relações entre o homem e o meio em que vive; considerando sua cultura, costumes, história de vida, religião ou crença entre outras características que fazem parte do cotidiano humano.

   Em todo processo de aprendizagem e interação humana, a educação, o trabalho e a cidadania são fatores de essencial relevância para o desenvolvimento e formação de pessoas preparadas para enfrentar a vida em sociedade. Nesse sentido, a filosofia da educação surge como uma ciência capaz de instruir o individuo para se compreender como cidadão atuante da sociedade e enfrentar as complexidades provenientes do dia a dia. Sendo esse, o grande desafio da educação contemporânea brasileira; se capacitar para que o ambiente escolar se priorize em tirar o aluno da passividade e objetive formar cidadãos preparados para vida no âmbito social.

   Partindo desse argumento, cabe afirmar que é tema constante de congressos e eventos que discutem a educação contemporânea à importância do docente abordar através de uma seleção criteriosa essas questões ligadas à educação, trabalho e cidadania na sala de aula interagindo esses temas, de suma importância para o convívio social, com os conceitos ligados á filosofia da educação que muito tem a contribuir para a sociedade. Se conscientizando também sobre os novos conceitos oriundos da educação contemporânea que priorizam sempre a interação entre o assunto trabalhado e a realidade de vida do educando afim de, mostrar para o aluno que toda temática abordada no contexto escolar faz parte do cotidiano das pessoas e que é necessário sua abordagem de maneira reflexiva para se compreender como agente atuante da sociedade capaz ajudar no desenvolvimento e melhoria de um mundo melhor.

   Desse modo, as discussões que ressaltam uma melhoria na qualidade da educação contemporânea, apontam a importância de trabalhar os conteúdos ligados á filosofia da educação, entre outras temáticas, objetivando dedicação por parte dos professores, dedicação essa, que começa a partir do ato de planejar e selecionar os conteúdos de forma que estimulem os estudantes, através também do experimento de novas metodologias de ensino como imagens, informática, jogos, atividades dinâmicas, poesias, músicas entre outras ferramentas que objetivem trabalhar o conteúdo de forma mais agradável e compreensível tanto para o educando como para os educadores.       Esse tem sido o principal argumento dos teóricos da educação contemporânea que tem por finalidade uma melhoria na qualidade do atual sistema de ensino.

   Refletir sobre a possibilidade de se conteúdos trabalhar tão importantes para formação humana como: a educação o trabalho e a cidadania são muito importantes para a realização de um bom trabalho por parte do educador em sala de aula e principalmente para formação de cidadãos realmente preparados para a “vida”. Possivelmente, o uso de metodologias consideradas “diversificadas” utilizadas no lugar de metodologias consideradas “tradicionais” tem mostrado uma melhoria na qualidade de ensino da educação básica e isso vem sendo ressaltado através de diversos trabalhos baseados em estudos de caso e pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (213.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com