TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO DO BRASIL

Por:   •  28/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Geografia da População do Brasil - AD 1 / 2019/2.

Laerte Senna da Rocha Alves. Matrícula: 18212140081

Questão 1. (2,5 pontos)

No texto da Aula 01, está escrito:

..." do ponto de vista do objetivo de geração de um sentimento de brasilidade, de pertencimento a um conjunto nacional, de criação de uma versão verde-amarela de “espírito do povo”, o Estado brasileiro foi de uma competência significativa, senão extraordinária".

Você concordaria ou discordaria desse raciocínio? Por quê? Explique sua resposta.

Discordo; apesar do Estado brasileiro terem sucesso na utilização de vários instrumentos de caráter econômico e politico, um deles foi o sistema educacional, uma educação laica com escolas públicas de ensino fundamental e intermediário, com o ensino da língua nacional padronizada e com regras ortográficas e gramaticais obrigatórias, e também “Paz da Vertefália,” que compreendem que houve o surgimento do Estado-Nação; mas houve no Brasil entre setores das elites, por parte do Determinismo e a eugenia no Brasil, se falavam em branqueamento (ou branquização) de uma população majoritariamente negra ou mestiça, em produzir um povo moderno e superior, segundo padrões ocidentais.

Questão 2. (2,5 pontos)

Considerando as relações entre a formação das populações brasileiras e a própria inserção do país na divisão internacional do trabalho, descreva duas características do meio natural.

 Podemos destacar o Nordeste Açucareiro, deste o litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte, tendo Pernanbuco o grande centro do ponto de vista econômico, com solo propício, a pluviosidade elevada e a existência de madeira das matas para as fornalhas dos engenhos; sendo uma das regiões mais prósperas área produtora de açúcar do mundo; e temos também a região que articulava São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os Bandeirantes buscando aprisionar indígenas e descobrir ouro, prata e pedras preciosas desbravaram uma região extensa que ia, a grosso modo do território atual de Minas Gerais até Corumba, no Mato Grosso, passando pelo Vale do São Francisco e por Goiás. Por própria natureza da mineração, que concentra pessoas e recursos nas proximidades das minas, criando uma sociedade de um grau de urbanização maior, o Rio Grande do Sul, cuja economia organiza-se articulada ao Rio Prata, integrou-se á região das minas, como fornecedor de carne bovina, charque e produtos de couro.

Questão 3. (2,5 pontos)

No texto da Aula 03, registrou-se que o Império dividia os seus cidadãos em primeira e segunda classe. Acerca desse fato descreva, em um texto de até dez linhas no máximo, dois aspectos da divisão da cidadania.

Na constituição de 1824 não reconhecia o direito de um “liberto” exercer sua cidadania politica de modo pleno, conforme se lê no artigo, a seguir (na grafia da época): Art. 94 .Podem ser Eleitores dos Deputados, Senadores, e membros dos Conselhos de Província todos, os que podem votar na Assembleia Parochial. Exceptuam-se. “I. Os que não tiverem de renda liquida anual duzentos mil réis por bens de raiz, indústria, comércio, ou emprego. II. Os libertos”. Ou seja, o Império dividia os seus cidadãos em primeiro e segunda classe, e os libertos podiam participar apenas como votantes no primeiro turno, para a formação de um colégio de eleitores. Os libertos estavam impedidos de votarem ou serem votados no segundo turno; outros impedidos de votarem, eram as mulheres, e o homens solteiros e pobres que não tivessem alcançados os 25 anos. Ou seja, o aspecto da divisão da cidadania se dividia os de primeira classes que eram os ricos e os de segunda classe que eram os pobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com