TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Do Brasil

Casos: Geografia Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  5.425 Palavras (22 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 22

Resumos

PortuguêsFrançaisEnglish

Este trabalho propõe-se a analisar a configuração territorial do mercado do trabalho no Brasil a partir da distribuição das estruturas ocupacionais de seus municípios. A idéia principal é que a estrutura ocupacional, uma conjugação entre a forma de inserção no mercado de trabalho (classe ocupacional) e a faixa de rednimento dotrabalho principal (estrato econômico), cumpre um importante papel na análise do estágio de desenvolvimento socioeconômico dos municípios e das extremas desigualdades do território brasileiro. A ocupação do indivíduo no mercado de trabalho define sua classe ocupacional, cuja identificação é dada em função do poder político, prestígio social e possibilidade de geração de renda de sua ocupação. Considerando as extremas diferenças distributivas no Brasil, mesmo entre integrantes de classes ocupacionais relativamente homogêneas, define-se ainda um segundo critério de classificação, o estrato econômico, a partir de faixas de rendimento do trabalho principal. As análises baseiam-se em informações da base de microdados do Censo Demográfico 2000, técnicas estatísticas multivariadas de análise de correspondência e cluster, e na distribuição territorial dos grupos municipais em um mapa coroplético. Embora a classificação obtida não permita quantificar as relações entre os municípios brasileiros, permite identificar uma clara hierarquia de desenvolvimento socioeconômico entre os grupos municipais. De maneira geral, identifica-se que a grande maioria dos municípios brasileiros apresenta um baixo padrão de desenvolvimento socioeconômico, com predomínio das atividades agrícolas e uma massa expressiva de trabalhadores mal remunerados. Os poucos municípios urbanos desenvolvidos concentram a maior parte da população brasileira e, embora apresentem uma maior participação relativa de ocupados nos estratos econômicos mais elevados, acabam concentrando grande parte de excluídos do país. A área mais contígua de municípios mais desenvolvidos ocorre próxima aos dois principais estados brasileiros, São Paulo e Rio de Janeiro, além de importantes bolsões de desenvolvimento próximos à faixa litorânea. Os municípios rurais menos desenvolvidos, por sua vez, predominam nas áreas do semi-áridas do país, na floresta amazônica e na tríplice fronteira com os países do Mercosul.

Topo da página

Entradas no índice

Index de mots-clés :Inégalités régionales, marché du travail, stratification sociale

Index by keywords :Regional inequalities, labor market, social stratification

Índice geográfico :Brasil / Brésil

Índice de palavras-chaves :Disparidades regionais, mercado de trabalho, estratificação social

Topo da página

Mapa

Estrutura ocupacional

Grupos de desenvolvimento socioeconômico

Distribuição territorial

Considerações finais

Topo da página

Texto integral

PDFAssinalar este documento

1O estágio de desenvolvimento socioeconômico de uma população pode ser verificado sob vários enfoques, sendo freqüente o uso de informações associadas, por exemplo, à renda, consumo, saúde, escolaridade e infra-estrutura dos domicílios familiares (SEADE, 2003). Pouca atenção, entretanto, têm sido dedicada aos indicadores associados à composição da estrutura ocupacional, uma aproximação para o dinamismo do mercado de trabalho, das relações sociais e possibilidades de geração de renda de uma população.

2A ocupação das pessoas é fator fundamental na definição da estrutura de uma sociedade, sem, obviamente, deixar de considerar as diferentes posições sociais que podem surgir desta definição. Como fontes de renda, as ocupações estão ligadas à inserção dos indivíduos no mercado de produtos e, como normalmente acarretam uma certa dose de prestígio, são também relevantes para o status social. Implicam também determinados graus de poder sobre os outros, seja diretamente sobre os subordinados de uma empresa, ou indiretamente em outras áreas da vida social (Mills, 1979).

3Configurar a população brasileira a partir da distribuição de sua estrutura ocupacional traria novos e importantes elementos para compreender seu extremo quadro de exclusão e desigualdade, além de fornecer uma nova e relevante dimensão para a análise das relações entre espaço e desenvolvimento socioeconômico. Assim como os condicionantes históricos, culturais e ambientais influenciam o grau de desenvolvimento socioeconômico de uma região, os diferentes estágios de desenvolvimento regional determinam distintas estruturas ocupacionais, exercendo papel fundamental na distribuição geográfica da população e, portanto, na configuração espacial da sociedade.

4Aliando o emprego de técnicas de análise espacial e estatística multivariada, deseja-se identificar clusters de desenvolvimento socioeconômico da estrutura ocupacional, ou seja, padrões espaciais de desenvolvimento ou atraso relativo do mercado de trabalho, mostrando que as regiões geográficas também cumprem papel importante na configuração sócio-econômica dos municípios. O primeiro passo é, entretanto, definir uma metodologia condizente de estratificação das posições no mercado de trabalho.

1 Agradecimentos especiais às fundamentais contribuições dos professores Waldir José de Quadros e He (...)

5Para cumprir com os objetivos propostos1, os resultados deste trabalho serão apresentados em três blocos principais, além desta parte introdutória e das considerações finais: i) descrição da metodologia de estratificação ocupacional; ii) identificação dos grupos de municípios relativamente homogêneos de desenvolvimento da estrutura ocupacional; iii) distribuição territorial desta configuração. As análises estatísticas foram realizadas no pacote SAS, a elaboração dos mapas coropléticos no programa Philcarto e a editoração das imagens no programa Inkscape.

6Os resultados são semelhantes aos apresentados por Gori Maia (2008), com a diferença de que estes se baseiam na composição do mercado de trabalho e não da sociedade como um todo, ou seja, as estruturas deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com