TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOPOLÍTICA E GEOGRAFIA DAS FRONTEIRAS NO BRASIL

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

A GEOPOLÍTICA E GEOGRAFIA DAS FRONTEIRAS NO BRASIL

O texto de Sodré sobre a Geopolítica vem nos mostrar acerca do determinismo geográfico que foi idealizado por Ratzel, que influenciou diversos autores posteriores, que acabaram por ser precursores do determinismo por diversas partes do mundo. Onde afirmava que os fatores naturais eram determinantes, que os agentes climáticos exerciam forte influência sobre o homem.

O determinismo assim como a Geopolítica surge no contexto histórico do Imperialismo que se apropriou tanto da Geopolítica como do Determinismo para justificar a expansão território, afirmando ser uma expansão natural e justa. A geopolítica contribuir trazendo a ideia de espaço vital, onde ter posse de um extenso território era sinal de poder e os geopolíticos pregava o princípio básico de que espaço é poder, sendo a geopolítica alemã que se destacará neste período.

Vale ressaltar que na fase imperialista, houve um declinio na burguesia, e as teorias de Ratzel viu neste momento uma oportunidade de se engajar mais ainda no avanço territorial, havendo uma ampla discussão.

O autor Halford Mackinder elaborou uma lei que exercita a uma discussão sobre: quem conseguir dominar a Europa Oriental dominará o coração do continente; e quem dominar a ilha-mundo controlaria o mundo, ou seja, esta ilha-mundo seria o país potência da época, o mundo acabava de passar pela primeira guerra e o país em acessão era a Inglaterra, então quem dominasse o território da Inglaterra dominaria o mundo um fato chave era devido está situada entre dois oceanos e nesta época dominar os oceanos era vantajoso e sinal de soberania.

O segundo texto da revista brasileira de Geografia com o título Geografia das fronteiras brasileiras, vem nos trazer a compreensão a respeito da concepção e a estruturação das fronteiras no território Brasileiro. Ademais, observamos que a uma diferenciação entre fronteiras e limites, basicamente falando de fronteira, vem da percepção de fronteira-zona, ou seja, algo dinâmico de uma zona de inter-relações, já no quesito de limite ou fronteira-linha tem como percepção algo estático e definido, sendo ele então uma divisão territorial e fixada judicialmente.

Salientamos que neste mesmo texto a densidade demográfica na faixa de fronteira é levada em consideração, e conforme é visto por M. Carr-Saunders, não tem como determinar fixamente quando uma região é superpovoada, contudo cada país adota condições para analisar se aquele determinado território tem uma densidade que chega ao "ótimo populacional". No Brasil são três sentenças para se determinar, que são elas segundo Silva (1942):

• Recursos naturais da região

• Constituição, dotes naturais, habilidades adquiridas, conhecimento e costume dos habitantes.

• Oportunidades internas e externas da atividade econômica.

Enfim, o texto nos mostra também a faixa de fronteira que é classificada em:

• Fronteiras: 1° fronteira Norte; 2° fronteira Oeste e 3° fronteira Sul.

• Sub-fronteiras: 1° Sub-fronteira Norte; 2° Sub-fronteira Oeste e Sub-fronteira Sul.

Dando ênfase na comparação entre os dois textos discorridos anteriormente, podemos indagar que os dois textos nos remete o quesito político de delimitação de território, onde a demarcação administrativa trás sobre esses territórios a soberania daquele determinado Estado.

Além disso, os textos discutem sobre o poder e a apropriação do espaço. E aquisição de território se torna importante para relações econômicas de um Estado, adquirindo mais terras e consequentemente um dos resultados será mais produtividade seguindo uma lógica do capital, do lucro. Há questões políticas na relação de organização de espaço sendo necessário haver delimitação dentro do próprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com