TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Por:   •  20/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

COLÉGIO ADVENTISTA DE GUARULHOS

 GIOVANNA JOVINO CAPITANI[pic 1]

GLOBALIZAÇÃO

Guarulhos-SP

2018

 

GIOVANNA JOVINO CAPITANI

GLOBALIZAÇÃO

[pic 2]

Guarulhos-SP

2018

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, que me deu energia e benefícios para concluir todo esse trabalho.

Agradeço aos meus pais pelo amor, incentivo e apoio incondicional, que diretamente ou indiretamente contribuíram para que eu realizasse esse trabalho com perfeição.

Enfim, agradeço a todos que fizeram parte desse trabalho o meu muito obrigado.

Sumário

1. Introdução        4

1.1. Tema        4

1.2. Justificativa        4

1.3. Objetivos        4

1.4. Procedimento adotado        4

2. O que é globalização        5

2.1. Quando surgiu        5

3. Os transportes e a comunicação no mundo Globalizado        6

4. Multinacionais        7

5. Problemas sociais e ambientais decorrentes da Globalização        8

6. Considerações Finais        9

7. Referências Bibliográficas        10

8. Anexos        11


1 INTRODUÇÃO

A globalização interfere no dia-a-dia mais do que imaginamos ela está presente na economia na política nas informações que recebemos até na forma como nos vestimos e alimentamos, atualmente ouvimos muito os meios de comunicação e as pessoas falarem em globalização, mas globalização é um fenômeno de dimensões comerciais sociais e culturais ou ainda como uma fase do capitalismo, na maioria das vezes as grandes metrópoles também têm a importância no processo de globalização.

        Vivemos num mundo globalizado em que as informações vão e vem em velocidade que mal conseguimos acompanhar, a globalização colabora também para inserção de muitas palavras de outras línguas, principalmente da Inglesa, em nossa cultura, sem dizer que existem vários aspectos da globalização, aspectos socioculturais; aspectos econômicos e aspectos políticos.

1.1. TEMA

  • Globalização

1.2. JUSTIFICATIVA

  • Colocar em discussão a importância da Globalização, sem se esquecer de que a globalização tem seus pontos positivos e negativos e um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito, na transição do século XX para o século XXI, foi avanço técnico das comunicações.

1.3. OBJETIVOS

  • Colocar em discussão a importância da Globalização, sem se esquecer de que a globalização tem seus pontos positivos e negativos.

1.4. PROCEDIMENTO ADOTADO

  • O procedimento adotado nesse trabalho foi uma pesquisa onde as fontes utilizadas foram 7 publicações eletrônicas.

2. O QUE É GLOBALIZAÇÃO

A globalização é uma troca, é a integração entre países, entre pessoas e entre serviços, é também a troca de produtos, troca de economia, troca de cultura, troca política, cultural entre várias trocas, enfim de maneira bem simples a globalização é interação cultural, econômica, política e social que entre os países do mundo, algo que une todo o planeta de forma com que faça com que todos nós termos o que procuramos. 

2.1. QUANDO SURGIU

Existem vários pesquisadores e estudiosos que dizem que a globalização surgiu, a partir do século XVI, quando as grandes navegações dos países europeus precisando buscar mercadorias, fontes de matéria-prima para vender na Europa, começaram a procurar novas rotas comerciais que possibilitavam que eles chegassem mais rápido à Ásia e também acabam descobrindo a América, então esse contato que a Europa teve com o mundo que até então era desconhecido, foi o início do processo de globalização.

          Imagem: Globalização

[pic 3]

         Fonte: Info Escola


3. OS TRANSPORTES E A COMUNICAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO

 A integração internacional e o crescimento da dinâmica econômica mundial, aconteceu com a evolução dos transportes na era da Globalização, tornaram-se os seus instrumentos.

                Imagem 02: Transportes

[pic 4]

          Fonte: Mundo Educação

Aliados à evolução nos sistemas de comunicação, os meios de transporte permitiram a ocorrência daquilo que se assinalou como a compressão do tempo e do espaço, em que as distâncias do mundo “encurtaram”, ou seja, podem ser mais facilmente percorridas, reduzindo gastos e também tempo em deslocamentos e emissão de mensagens. Com isso, a globalização gerou o desencadeamento de uma rede de fluxos de informações e serviços que interliga vários pontos do globo entre si.


4. MULTINACIONAIS

As multinacionais, ou transnacionais são empresas que possuem uma matriz em um país e filiais em outros.  No mundo globalizado, as multinacionais têm uma função fundamental, pois, espalham pelo mundo as suas características, ou seja, o local se torna global. A Nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho) espalhou a produção pelo mundo.

São 5 fatores responsável pela desconcentração industrial, são eles:

  • Mão de obra barata
  • Incentivos fiscais (baixos impostos)
  • Sindicatos fracos
  • Novos mercados consumidores
  • Novas fontes de matérias primas

         Gráfico 01: Multinacionais

[pic 5]

          Fonte: Revista Global


5. PROBLEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS DECORRENTES DA GLOBALIZAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (91.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com