TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Por:   •  11/7/2019  •  Artigo  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

A idéia central deste trabalho, é  uma reflexão a cerca da globalização enquanto conceito, onde abordará temas recorrentes a este processo. Tal como os aspectos relacionados à urbanização dentro desse contexto, e a maneira a qual ela é apresentada ao mundo,  abordando consequentemente os impactos sociais, estruturais e econômicos derivados desse desenvolvimento.

Abstract

The central idea of ​​this work is a reflection on globalization as a concept, where it will address recurrent themes to this process. As well as the aspects related to urbanization within this context, and the way in which it is presented to the world, consequently addressing the social, structural and economic impacts derived from this development.

Palavras chaves: globalização, urbanização, econômico,sócio-estrutural

Introdução

Atualmente a globalização é uma temática na qual se destaca em relação aos assuntos a respeitos de comunicação, caracterizada por um meio de integração econômica motivada pela conquista de novos mercados, sendo um o ápice do processo de internacionalização do capitalismo(SANTOS,Milton.2000). Fundamentando-se na mundialização do espaço geográfico por meio de integração, não apenas econômica, mas também, social, cultural e política.

O aumento desse processo se deu a partir da década de 70 ganhando assim, uma maior intensificação e velocidade por volta da década de 80, devido a expansão de tecnologias recentes para a época, como a comunicação. Entretanto esse procedimento dá-se de maneiras e escalas desiguais entre os países, sendo assim, suas consequências acontecem de maneiras distintas.

Tal procedimento desigual pode-se notar ao analisar economicamente os países, onde as nações consideradas mais ricas, as quais são mais beneficiadas pelo o processo de globalização, amplificam seu mercado através das empresas transnacionais, acarretando assim, um maior poder econômico e consequentemente atingindo uma maior expansão territorial  nesse processo.

Em consequência disso,a expansão de sistemas de comunicação se fez necessária e fundamental para o êxito deste processo, como a informática, satélites, telefonia e etc. No qual foi de suma importância para que assim, se promovesse de maneira mais ampla a integração,ocasionada pela globalização.  

Sendo assim, é importante ressaltar que essa integração global interfere não somente em aspectos relacionados à economia, mas também nas questões sociais e culturais de determinadas populações. Pois a inserção de um maior fluxo informativo por meio da internet, programas televisivos, entre outros meios, de certa forma acabam acarretando em uma influência aos hábitos humanos. Contudo, apesar da enorme influência ocasionada, elementos fundamentais da cultura local se perduram no tempo, resultando a diferenciação entre as culturas existentes.

Os três mundos dentro da globalização

A universalização das relações sociais é considerada atualmente como uma das principais características da sociedade, caracterizando assim, a sociedade atual como a mais globalizada que já existiu. Consequentemente procura-se produzir a idéia acerca do lado mais atraente  da globalização, onde resume-se em trocas culturais e um acesso maior aos meios de comunicação, tal como a internet e telefonia.

Dessa forma, questões sobre as consequências em relação a este processo, apesar de se tornarem temas cada vez frequentes em discussões acerca da globalização, tal como: as indagações quanto ao crescimento do consumismo e padronização do consumo, a ampliação das desigualdades sociais, os impactos disso ao meio ambiente, entre outras, mesmo sendo de extrema importância, não são questões devidamente explicitadas.

Tendo em vista tais aspectos, Milton Santos faz uma interessante reflexão em sua obra, Por uma outra globalização (2001), onde acredita que existam no mínimo três mundos em um, caracterizando-os  conforme a possibilidade e realidade.

A primeira forma seria a globalização como fábula, na qual é disseminada principalmente pelos meios de comunicação, em que busca ressaltar o extenso planeta onde habitamos, o qual pode-se explorá-lo através dos meios de consumo. Levando assim, os indivíduos a acreditarem, de maneira sutil, na idéia de que o mundo está dentro de suas casas.

Consequentemente, essa ideologia, os leva  a acreditar que a disseminação de maneira instantânea acerca das notícias, efetivamente os informam. Uma vez que dentro desse contexto de fábula, a globalização se apresenta como um processo homogeneizador entre as nações.

Milton Santos  também faz uma outra abordagem em relação a esse processo,  o caracterizando como uma globalização perversa,  considerando a perversidade como um dos principais componentes desse desenvolvimento, gerando assim inúmeras consequências negativas a sociedade.

Alguns exemplos resultantes acerca dessa questão, seriam as taxas de desemprego, o aumento da pobreza, a mortalidade infantil, a falta de uma educação de qualidade, considerando que a cada dia ela se torna menos acessível. Comportamentos competitivos, dentre outras consequências decorrentes a esse processo.

Esses inúmeros aspectos, cada vez mais frequentes na sociedade globalizada, acabam contribuindo ao isolamento social, gerado pela globalização como fábula, citada anteriormente.

O terceiro mundo abordado por Milton Santos,  seria o mundo como possibilidade, onde ele o caracteriza  como uma outra globalização. Esse conceito de Milton pensa em uma globalização em que leve seus olhares aos inúmeros problemas apresentados ao longo deste artigo, ocasionados por esse desenvolvimento.

Logo, na reflexão feita por ele, essa possibilidade de globalização se qualificaria em um processo mais humano, onde priorizaria não só os interesses econômicos, mas também as questões sociais e políticas.

Globalização e o espaço urbano

Se compreende como urbanização um processo, no qual resulta principalmente na transferência de pessoas do campo para a cidade, decorrente ao crescimento populacional urbano em virtude do êxodo rural. Dessa forma, globalização, a qual contribuiu para esse processo, se qualifica como um desenvolvimento altamente espacial, portanto o meio urbano é um dos meios mais afetados por esse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com