TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moradia nas Cidades Brasileiras

Por:   •  12/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Cidade e Organização Territorial

Prof. Ana Regina de Moraes Soster

ALUNO: Roberto Dias Laureano

Atividade 1 ==> Elaborar um texto síntese relacionando o vídeo e o livro

O livro “Moradia nas cidades brasileiras” da autora Arlete Moysés Rodrigues mostra as questões de moradia dentro do Brasil, falando sobre a necessidade que todos têm de se ter um lugar para morar, não importa quais condições tenha essa moradia. As características de habitação mudam, existem espaços com infraestrutura adequada e outros não, espaços ocupados, outros   nem   tanto, ou   seja   uma   grande   diversidade   no   que   diz   respeito   as moradias nas cidades.

A autora também retrata que por mais que todas as pessoas tivessem capacidade de arcar com uma moradia digna, não haveria demanda para isso, pois existe um déficit de moradias no Brasil. A definição de terra não ocorreu apenas no espaço agrário, mas   também   no   espaço   urbano   devido   ao   processo   de industrialização e urbanização.

Há uma grande diversidade de conjuntos, cortiços, casa inacabadas, favelas, deixa-se visível a segregação de vários bairros, pela riqueza, e outros pela pobreza. A classe trabalhadora tenta resolver seu problema de moradia, comprando lotes em periferias e geralmente loteamentos clandestinos, se sujeitando a morar num bairro carente e sem serviços, por não ter alternativa, muitas vezes pagando um preço alto por isso mais tarde. Além disso o a autoconstrução é o meio pela qual a maioria da população trabalhadora resolve seus   problema   de   moradia, realizando   construção   nos   fins   de   semana, construindo   uma   casa   de   madeira   ao   fundo   do   terreno   geralmente, para posteriormente   construir   na   frente   do   terreno   uma   casa   de   alvenaria. A autora traz o problema da situação das favelas no Brasil, o porquê delas existirem e quando começou esse processo de ocupação. A favela surge da necessidade do onde e como morar. Se não é possível comprar casa pronta, nem terreno e autoconstruir, têm que se buscar uma solução, para tantos a solução é a favela.  As favelas são para a população, uma estratégia de sobrevivência.  

A autora   relata o crescente número de aquisição de casas própria e afirma que essa mudança se vincula ao processo de urbanização e expansão horizontal da cidade, outro   fator   determinante   foi   a   própria   criação   do   Sistema   Financeiro de Habitação, favorecendo a produção de moradias a baixo custo.

O   Estado   intervém   também   na   questão   da   habitação, inicialmente atuando na definição do salário mínimo para que o cidadão pudesse ter a sua casa própria. Sendo necessária uma reforma urbana, porque apenas  uma  parte  da  população   tem   acesso   à   infraestrutura, aos equipamentos   e   aos   serviços   públicos   urbanos   e   porque   apenas   poucos poderosos   decidem   sobre   o   crescimento  das  cidades, violentando  seu  meio ambiente.

Já o vídeo “A cidade”, traz uma outra visão, uma outra perspectiva, e começa falando a respeito das cidades, o quanto é fácil identificar uma cidade, mas quando se busca uma definição do que é a cidade, fica mais difícil de responder. Sociólogos, arquitetos, urbanistas, professores e produtores culturais recorrem à história e à antropologia e apresentam os conceitos do que é uma cidade, analisando as particularidades das cidades brasileiras, desde suas origens até os dias atuais, sua cultura, suas dificuldades, problemas, soluções, as relações humanas, o espaço social existente em cada pedaço das cidades, o desafio de se viver junto, e as comparam a outras no mundo, a partir de uma perspectiva cultural e urbanística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (145 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com