TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNDROME DO PÂNICO

Por:   •  15/4/2021  •  Abstract  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

                  CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO OSWALDO CRUZ[pic 1]

                     METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (MTC)

                    PROJETO DE PESQUISA

‘’

                                                                                                                                                               

1. TÍTULO DO TRABALHO

TRATAMENTO FLACIDEZ NA REGIÃO ÍNTIMO COM RADIOFREQUENCIA

2. ÁREA E SUBÁREA DO CONHECIMENTO

   

 ÁREA: ENFERMEIRA

    SUBÁREA:                                                                                                                                                                        

3. CURSO E AUTOR

   

 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM: POS EM SAÚDE ESTETICA

 ESTUDANTE:ELIZANE ALMEIA DE SALES SOBRAL

 ORIENTADOR PRETENDIDO:    MARCIA SANTOS                                                                                                                                                   

4. JUSTIFICATIVA

O Tempo traz ao longo do anos, um envelhecimento natural da pele assim como de outras estruturas do corpo. A região vaginal é uma dessas estruturas que apresentam modificações importantes, como flacidez da vulva, redução da elasticidade de grandes lábios, secura vaginal, disfunção sexual, incontinência urinária, atrofia e vaginite.

O procedimento com radio frequência consiste no rejuvenescimento da área íntima oferecendo uma espécie de sustentação na pele dessa região, dessa forma, propicia o aumento da autoestima pessoal, assim como melhora o desempenho sexual sem o desconforto da recuperação de uma cirurgia convencional.

Mas esse tratamento de rejuvenescimento íntimo não cirúrgico é realmente eficaz Quais são as indicações e contra-indicações  Quais os benefícios Quais os resultados são esperados

Diante dessas indagações esse trabalho irá em buscas das respostas analisando os trabalhos publicados por especialistas ao longo dos últimas cinco anos em mulheres entre 30 e 60 anos, fazendo uma correlação do uso desse tratamento com o tratamento cirúrgico convencional, bem como a expansão dessa tecnologia no mercado de estética.

5. OBJETIVOS

Fazer o levantamento da quantidade de trabalhos publicados nos últimos cinco anos;

Identificar os benefícios citados pelos autores nos trabalhos publicados sobre o tratamento de radiofrequência;

Identificar o grau de satisfação dos clientes no tratamento de radiofrequência em mulheres entre 30 e 60 anos;

Identificar as indicações e contra-indicações tratamento de radiofrequência;

Verificar a expansão do tratamento de radiofrequência no mercado de estética;

Correlacionar os aspectos positivos do tratamento de radiofrequência com o tratamento cirúrgico convencional;

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (Referencial Teórico)

A presente pesquisa define-se como um estudo de caráter revisão bibliográfico a qual teve por intenção analisar os benefícios da radiofrequência em mulheres com flacidez na região intima  feminina. Dessa forma conhecer a fisiopatologia dessa região é extremamente importante.

O sistema reprodutor feminino corresponde a um conjunto de órgãos responsáveis principalmente pela reprodução feminina e têm suas funções reguladas pelos hormônios femininos estrógeno e progesterona, vamos ver detalhadamente decorrer da pesquisa.

O aparelho genital feminino que possui PH de 2,5 e formado por órgãos genitais interno como: ovário, trompas uterinas, e órgãos externos por órgãos genitais internos como: vulva, monte de púbico (revestido por tecidos adiposo) englobando os grandes e pequenos lábios (com tecido muscular) e o clitóris. Os órgãos a vulva, é muito trabalhado na estética por vários motivos, sendo alguns problemas fisiológicos, estéticos e alguns casos para mulheres voltarem a se gostar traumas e agressões (botelho, 2017) apud.

Com o avanço da idade a pele do adulto passa por várias e profundas modificações. Dentre as alterações fisiológicas do tecido tegumentar destacam-se a diminuição da espessura da derme e epiderme e a flacidez da região íntima.

A flacidez tissular é um processo lento e em constante evolução, sua fisiopatologia está relacionada diretamente com a redução da formação de fibras de colágeno e elastina no tecido subcutâneo, com ausência de elasticidade das mesmas. Por ser um processo fisiológico, torna-se Ano 2019 | Volume 7 | nº 1 | Revista Brasileira de Estética 37 inevitável a partir dos 25(vinte e cinco) anos (SILVA et al., 2013; GOMES,2015 et al. Cenci Mariele,2019).

Mas a flacidez vaginal não é causada somente por fatores relacionados à idade não. Outros hábitos e condições também colaboram para que esse problema aconteça ou fazem com que ele surja antes do tempo, o sedentarismo, tabagismo, parto normal e cesariano, sobrepeso, maus hábitos de vida e alimentares.

A anatomia pubiana é formada por lábios grandes e pequenos, geralmente assimétricos, com alterações na aparência. Apesar da queixa que motiva as pacientes a buscarem algum tratamento serem inicialmente estéticas, o desconforto com o uso das roupas, o roçar durante os exercícios acabam causando um desconforto funcional.

Com o avanço do empoderamento feminino a imagem corporal, especificamente na parte sexual, é colocada como desejo pela busca da felicidade, muitas vezes imposta pela mídia, a partir de um padrão de beleza e sensualidade previamente estabelecido. A vulva, é a atriz principal em um cenário sensualizado buscando o glamour e prazer, tornando o ser humano uma pessoa exigente no receber e dar prazer. Para a mulher é uma busca constante pela sensação de plenitude, do ser livre e dona de si, sendo responsável muitas vezes, por proporcionar o seu bem estar.

A erotização do corpo e a imagem propagada cada vez mais de beleza e sensualidade, vem ganhando espaço nas vida sexual das mulheres e a imagem de uma nova moral do prazer, que enaltece os prazeres do corpo e espírito, decorrente de imagens e consumismo que demonstram sensações como o gozo e alegria e sugerindo que as pessoas só serão felizes neste estilo de vida sexual. (LOVATO, 2018); (BOTELHO, 2017) apud (Schuler Karin).

Preocupadas com o glamour da região vulvar, as mulheres tem buscado o rejuvenescimento vaginal. Além disso elas preferem que a região tenha o mínimo de pelos pubianos e que os pequenos lábios fiquem pouco expostos ou totalmente escondidos sob os lábios maiores (PEREIRA, et al. 2015) apud (Schuler Karin),

A procura por tratamentos estétcicos para rejuvenescimento íntimo tem aumentado muito por se tratar de técnicas não ablativas, sem necessidade de tempo de recuperação e que apresentam bons resultados, principalmente a radiofrequência no rejuvenescimento íntimo por melhorar a aparência da região genital no que tange à redução da flacidez tissular dos grandes e pequenos lábios. NOGUEIRA Lizziane (2019). As características anatômicas e funcionais da genitália externa feminina podem interferir no comportamento da mulher, independentemente da sua idade e nível sociocultural. Quando estas características estão fora dos padrões estabelecidos, problemas psicológicos podem surgir, interferindo de forma significativa na sua atividade sexual, levando a mulher muitas vezes a buscar um tratamento reparador, até mesmo tratamentos cirúrgicos. De acordo com a NOGUEIRA Lizziane (2019) não são todos os equipamentos de radiofrequência que podem ser utilizados para o tratamento de rejuvenescimento íntimo, então é preciso ter bastante conhecimento sobre a técnica e também sobre o equipamento que irá utilizar.

A radiofrequência é a técnica mais analisada em estudos científicos sobre Estética Íntima até hoje, sendo seu uso para tratar flacidez de corpo e face já consolidado. Destaca-se por sua capacidade de reduzir gordura subcutânea, com aquecimento seletivo dos adipócitos, induzindo a apoptose, mas preservando tecidos adjacentes e a melanina epidérmica. Um dos primeiros estudos a mostrar o uso da RF não-invasiva no tratamento de flacidez de pele na região genital feminina foi comandado por Lordêlo e col. (2014) apud. Um grupo de 9 mulheres com idades entre 18 e 55 anos e com queixas de flacidez em lábios externos participou da pesquisa.

 A aplicação de radiofrequência nos tecidos gera ondas de energias, que induzem a uma oscilação de alta velocidade molecular e causam um deslocamento das partículas carregadas, o que implica em movimentos de rotação das moléculas de água de outras também aquecida.

A procura por tratamento estético para rejuvenescimento íntimo tem aumentado muito por ser uma técnica pouco invasiva e sem cortes, sem necessidades de tempo de recuperação, sem desconforto de uma cirurgia, o desenrolar da revisão vamos verificar se realmente a eficácia do tratamento com radiofrequência se melhora a aparência a região genital, verificar o êxito da redução da flacidez tissular dos grandes e pequenos lábios. Vamos verificar os problemas que pode aparecer no tratamento, como é feito, o tempo, indicação e contraindicação, se tem protocolo no decorrer da revisão dos artigos.


7. METODOLOGIA

Para esta revisão sistemática foi realizada uma análise de literatura nacional das fontes de dados Scielo, Google acadêmico, livros, artigos selecionados nesse projeto. Utilizando palavras chaves Radiofrequência, flacidez, vulva, intima, foi realizada a pesquisa no dia 19 de fevereiro a 5 de março.


8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

[pic 2]

9. REFERÊNCIAS

Aplicabilidade do peeling de Ácido Mandélico associado com Home Care de Puricys®(Cysteamina) no tratamento de clareamento íntimo.

K Schuler - 2020 - https://repositorio.unisc.br

BOTELHO, Rachel. Mulheres encaram laser e cirurgia por vulva ideal. Folha de São Paulo, SP: Editora Farmacêutica. 2019.

https//WWW1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude

Fundamentos de Estética Intima. Tassainary DR João.

Joaotassinary.com.br

Mulheres encaram laser e cirurgia por 'vulva ideal'. Folha de São Paulo [online]. São Paulo, SP. 2017. Disponível:

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/10/1925738- mulheres-encaram-laser-e-cirurgia-por-vulva-ideal.shtml. Acesso em 25/09/2019.

 USO DA RADIOFREQUÊNCIA NÃO ABLATIVA NO TRATAMENTO DE FLACIDEZ EM REGIÃO GENITAL FEMININA: ESTETICA ÍNTIMA. https://revistabrasileiraestetica.com.br/

Sistema reprodutor feminino: funções e órgãos internos e externos - Tua Saúde (tuasaude.com)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (257.3 Kb)   docx (118.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com