TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARGISSOLOS

Pesquisas Acadêmicas: ARGISSOLOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  1.996 Visualizações

Página 1 de 4

ARGISSOLOS

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

São solos minerais, não-hidromórficos, desenvolvidos basicamente a partir de produtos da intemperização de arenitos. Possuem um horizonte A ou E (horizonte de perda de argila, ferro ou matéria orgânica, de coloração clara) seguido de sua principal característica, que é a presença de um horizonte B textural.

Esse horizonte B textural é formado pela movimentação de argila dos horizontes superiores para os inferiores. Como consequência, os horizontes acima do B ficam com teores menores de argila e maiores de areia. Eles não são tão profundos quanto os Latossolos, mas são mais profundos que os Cambissolos. Cerca de 30% dos Argissolos são eutróficos.

A transição entre os horizontes A e B é usualmente clara, abrupta ou gradual. São de profundidade variável, desde forte a imperfeitamente drenados, de cores avermelhadas ou amareladas, e mais raramente, brunadas ou acinzentadas. A textura varia de arenosa a argilosa no horizonte A e de média a muito argilosa no horizonte B, sempre havendo aumento de argila de A para B.

Possui partícula com diâmetro menor que 0,002 mm. O acúmulo de argila no horizonte B reduz muito a permeabilidade dos Argissolos. Isso somado ao fato do horizonte superficial ser muitas vezes arenoso faz com que a grande limitação agrícola dos Argissolos seja o risco de erosão. Por esse motivo, os Argissolos devem preferencialmente ser utilizados com culturas perenes ou pastagens.

Argissolo Amarelo: Bem drenados, profundos, caracterizados pela ocorrência de um Horizonte B Textural sob um horizonte A. Pobre em Ferro. Comum nos Planaltos Litorâneos e na Amazônia.

Argissolo Acinzentados: Solos com cores acinzentadas na maior parte dos 100cm do horizonte B. Possui o horizonte B textural e escurecimento peculiar na parte superior do horizonte B, ocorrendo em áreas de clima sub-tropical.

Argissolo Vermelho Amarelo :

Com horizonte B textural de cor vermelho amarelada e distinta diferenciação entre os horizontes em cor, textura e estrutura. Profundos, apresentando-se cobertos por vegetação de Floresta e Cerrado.

Argissolo Vermelho:

Teores em micronutrientes maiores aos demais. Maior quantidade de óxidos de ferro. Ocorrem geralmente em áreas de relevo ondulado.

CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS

Tipos de Argissolo

• Eutróficos

Solos que possuem mais de 50% de sua capacidade de troca ocupada com as bases (cálcio, magnésio e potássio), sendo portanto os mais férteis. O que influi favoravelmente no crescimento radicular.

• Distróficos

Solo em que a porcentagem de saturação por bases (V) é inferior a 50%. São solos de fertilidade média ou baixa.

• Álicos

Indicativo de saturação por alumínio. Característica identificada no horizonte B, ou então no horizonte A. O que influi negativamente no crescimento radicular por bloquear a divisão célula

HORIZONTES

 Horizonte A: Camada rica em material orgânico decomposto misturado com quartzo.

 Horizonte E: Horizonte de perda de argila, ferro, matéria orgânica e nutrientes em geral.

 Horizonte B Textural: É formado pela movimentação de argila dos horizontes superiores para os inferiores. Como consequência, os horizontes acima do Bt ficam com teores menores de argila e maiores de areia.

A textura do Argissolo é arenosa no horizonte A e muito argilosa no horizonte B.

FERTILIDADE

São solos profundos e menos intemperizados do que os Latossolos, podendo apresentar maior fertilidade natural e potencial.

Por estarem localizados normalmente em relevo movimentado, mesmo os Argissolos mais férteis quimicamente, quando sob uso intensivo, tendem a degradar-se rapidamente, sendo, portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com