TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRIBUTOS FÍSICO-HÍDRICOS EM UM ARGISSOLO VERMELHO SUBMETIDO A DIFERENTES MANEJOS DE SOLO

Por:   •  7/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ATRIBUTOS FÍSICO-HÍDRICOS EM UM ARGISSOLO VERMELHO SUBMETIDO A DIFERENTES MANEJOS DE SOLO

Beier, Samara P. ¹ ; Batista, Antônio A. M.¹ ; Pydd, Estevan B.¹; Hohemberger, Thomé¹; Giuliani, Matheus O.¹; Goulart, Rafael Z. ²

¹Curso de Engenharia Agrícola, Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete;

²Orientador, Professor,Instituto Federal Farroupilha

INTRODUÇÃO

        A denominação para a atividade da água penetrar no solo é dada como infiltração. Em solos com maior porosidade, a infiltração tende a ser maior do que em solos com quantidades menores de poros. Esse processo de minimização dos poros se dá pela compactação do solo que é gerada por diferentes processos, sendo eles biológicos ou antrópicos, no entanto os causados por atividades agrícolas são os mais intensivos. A infiltração é um processo importante no sistema, pois será uma das fontes de água para a solução do solo em sub superfície, que é a camada onde as raízes se fazem presente. Na presença de uma alta taxa de infiltração, teremos a diminuição do escoamento superficial de água no solo, principal agente da erosão hídrica. A atividade agrícola tende a influenciar negativamente na infiltração de água no solo. Além disso, quando mal manejada, também afeta outras características, tais como, a porosidade, cobertura vegetal, umidade e rugosidade superficial do terreno [6: 7].

        Os manejos empregados nas áreas tem relação direta com todos os parâmetros citados anteriormente, porém apresentam relação direta com a infiltração do solo, uma vez que o manejo do solo tem alta influência em suas propriedades físicas, essas propriedades são fatores importantes para a determinação da infiltração. No Sistema Plantio Direto (SPD) tem-se a premissa de aumentar a infiltração de água no solo, com o uso de um manejo conservacionista, com plantas de cobertura, onde para prover a manutenção das propriedades físicas,  melhorando o fluxo de água pelo sistema, e  reduzindo a erosão hídrica [5].

         No manejo de solo convencional (PC) há uma inversão de camadas, criando um ambiente propício para a germinação das sementes implantadas, porém acaba favorecendo a erosão no período de tempo que o solo permanece exposto, além de gerar um aumento na compactação do solo na camada sub superficial, que geralmente é em torno dos 20 cm, comumente denominada “pé de grade”.

        O manejo de solo escarificado (ESC) é considerado como um preparo conservacionista do solo, por revolver pouco o solo, deixando o máximo de resíduos na superfície. Segundo [4] através deste manejo é possível aumentar a porosidade, reduzindo consequentemente a densidade do solo, ao mesmo tempo em que rompe as camadas superficiais encrostadas e camadas sub superficiais compactadas. Em função disso, a descompactação facilita o desenvolvimento radicular das plantas, eleva a taxa de infiltração e a capacidade de armazenamento de água, aumenta a permeabilidade do solo, facilita o fluxo da água no perfil e as trocas gasosas com a atmosfera, e reduz enxurradas e riscos de erosão.

OBJETIVO

        Avaliar as propriedades físico-hídricas de um Argissolo Vermelho Distrófico Típico submetido a diferentes forma de manejo.

METODOLOGIA

        O presente experimento foi conduzido no Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete, Alegrete, RS (29°42'56.36"S e 55°31'26.47"O) sob um Argissolo Vermelho Distrófico Típico [2]. Para se obter as propriedades físicas, foram coletadas amostras indeformadas após o plantio de soja (Glycine max) sob os manejos de solo SPD, PC e ESC. As mesmas foram coletadas nas camadas: 0-5 cm; 5-10 cm; 10-20 cm e 20-30cm, em um delineamento de blocos ao acaso com três repetições para cada sistema de manejo de solo.

        No centro de cada camada, as amostras de solo com estrutura preservada foram coletadas em cilindros metálicos com 5,7 cm de diâmetro e 4 cm de altura, para determinar a densidade do solo (Ds), a porosidade total (PT), a macroporosidade (Ma), a microporosidade (Mi). As amostras de solo com estrutura preservada foram preparadas em laboratório, retirando-se cuidadosamente o excesso de solo das faces superior e inferior dos cilindros metálicos. Posteriormente, as amostras foram saturadas por capilaridade e pesadas, sendo em seguida, submetidas à tensão de 6 kPa em coluna de areia [8]. Ao final, as amostras foram mantidas em estufa a 105 ºC até atingirem peso constante, para determinação da densidade do solo (Ds). A quantidade de microporos foi determinada com base na água retida na tensão de 6 kPa e a quantidade de macroporos foi determinada pela diferença entre o volume de água retido na saturação e o volume de água retido na microporosidade. A capacidade de infiltração de água no solo ou velocidade de infiltração básica (VIB) foi determinada pelo método dos anéis concêntricos [1; 3].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (254.7 Kb)   docx (239.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com