TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CARACTERISTICAS DA NOVA GEOGRAFIA

Por:   •  7/11/2019  •  Seminário  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

AS CARACTERISTICAS DA NOVA GEOGRAFIA

Antonio Christofoletti

“A denominação de “Nova Geografia” foi inicialmente proposta por Manley (1966) , considerando o conjunto de ideias e de abordagens que começaram a difundir-se e a ganhar desenvolvimento durante a década de cinquenta” ...(p. 71)

“Ao se analisar a literatura relacionada com as novas tendências geográficas, percebe-se que diversos adjetivos foram sendo propostos para qualifica-la (...) dois ganharam maior realce: geografia quantitativa e geografia teorética”.(p.71)

“A nova teoria substitui a antiga, reformulando a ordenação e a explicação dos fatos, assim como escala de valor”. (p. 72)

“Dessa maneira, tanto a velha quanto a nova geografia estão fundamentadas em estruturas teóricas perfeitamente delineadas.. as duas concepções geográficas possuem conceitos, valores, técnicas e problemas diferentes”..    (p. 73)

1. Um pouco de história

“Embora seja artificioso escolher uma data para assinalar o inicio de uma renovação cientifica, o ano de 1950 vem sendo considerado como o marco cronológico desta fase contemporânea da Geografia”. (p.73)

“ O período compreendido entre 1960-1970 é caracterizado por grande fermentação intelectual, talvez a mais intensa de toda a história da Geografia..” (p.74)

“Harvey inicialmente procura distinguir entre a pespectiva metodológica e filosófica, observando que a metodologia está relacionada com o procedimento da ciência, com a “lógica da justificação”, muito mais com a natureza da Geografia “... (p. 75)

“A propósito dos modelos para explicação, o autor destingue quatro modos: modelos de causa e efeito, modelos históricos, modelos funcionais e modelos em sistema”. (p.76)

“muitas contribuições foram surgindo no tocante aos diversos setores da ciência geográfica, apresentando perspectivas novas na abordagem de antigos temas ou expressando novos campos de pesquisa”. (p.77)

2. As paisagens e as organizações espaciais

“duas definições são apresentadas para a Geografia, a primeira considera-a como o estudo da diferenciação regional da superfície da terra, enquanto a segunda se refere à análise das influências e das interações entre o homem e o meio”.. (p.79)

“A paisagem é considerada como sendo composta de elementos geográficos que se articulam uns com os outros”... (p. 80)

“ao estudar a paisagem, os geógrafos não procuravam levar em conta todos os seus aspectos, mas selecionar os mais significativos”... (p.80)

“A noção de paisagem tornou-se insatisfatória para preencher os requisitos do paradigma contemporâneo da Geografia, sendo substituída pela noção de sistema espacial ou organização espacial”... (p.81)

“as organizações espaciais oferece condições para englobar as tradicionais considerações sobre as relações entre o homem e o meio e sobre a diversidade regional”... (p.81)

“Houve, portanto, uma transformação no objeto da Geografia, trazendo maior precisão a seus objetivos, a Geografia, pois, pode ser definida como a ciência que estuda as organizações espaciais” ... (p.82)

3. A perspectiva ideográfica e a homotética

...“os geógrafos tinham na observação o seu principal instrumento de trabalho a fim de discernir e descrever os fatos encontrados nos estudos das paisagens de determinada área”... (p. 83)

...“é evidente que toda observação tem que ser feita sobre eventos que são únicos no tempo e no espaço”... (p.83)

...”esse procedimento favoreceu o estudo do mesmo tipo de fenômenos em lugares os mais diversos e a expansão das monografias regionais”... (p.83)

“A perspectiva homotética salienta a generalização, procurando oferecer enunciados que caracterizem e expliquem o funcionamento dos fenômenos”... (p.83)

4. O espaço absoluto e o espaço relativo

“A noção de espaço está inteiramente ligada à de tempo...a localização relativa é a posição que um lugar ocupa em relação às outras localidades”... (p.84)

“Enquanto a posição absoluta dos lugares permanece constante, fixa, a posição relativa pode sofrer transformações com o decorrer do tempo”... (p.84)

...”Embora a distância absoluta seja maior, a acessibilidade e a significância de um lugar distante tornam esse lugar mais próximo da vivência individual”... (p.85)

...”o espaço relativo ganhou relevância e a representação espacial sofre transformações com as inovações que são implantadas”... (p.85)

5. As teorias Geográficas

“Na literatura geográfica tradicional, as explicações estão baseadas na teoria histórico-geográfica, predominando a formulação genética”... (p.86)

“A explicação remontava sobre a sequencia de acontecimentos”... (p.86)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com