TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE DE CUSTOS

Por:   •  12/4/2015  •  Seminário  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 1 - Custos e Diretos e indiretos.

CUSTOS : São gastos da determinada empresa a serem identificados como : Custos diretos e custos indiretos. Custo também  é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Exemplos: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.

Esclarecendo o que cada um deles significam:

CUSTOS DIRETOS: São todos os tipos de gastos usados diretamente e indiretamente para produção ou aquisição de um produto.Eles constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional.

Exemplos: Na indústria Sabor tropical são fabricados dois tipos de picolé , os picolés a base de agua e os picolés a base de leite, no entanto os custos diretos para essa fabricação seriam os gastos com o leite, a água, o palito entre outras . Toda matéria prima usada e também toda mão de obra usada para fabricação dos mesmos.

CUSTOS INDIRETOS : São todos gastos obtidos , mais que não tem nenhum envolvimento de certa forma para a produção ou aquisição do produto. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Exemplos: Serviços prestados por supervisores, controle de qualidade ou materiais cujo o relacionamento com o produto é irrelevante. Sendo todos essenciais na empresa, mas ainda assim não estão totalmente relacionados diretamente com o produto.

Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas e etc.

Indiferentes de serem custos diretos ou indiretos, ambos são gastos e devem ser embutidos no valor final na hora de vender o produto.

É bom frisar que custos , gastos e despesas não são as mesmas coisas. Cada um tem seu objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com