TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acre - Um Estado E Sua Economia

Pesquisas Acadêmicas: Acre - Um Estado E Sua Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

Acre

1) 1) O Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no sudoeste da região Norte e tem como limites os estados do Amazonas a norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste.Tem uma área total de 164.100 km² . Seus rios mais importantes são: Rio Juruá e Rio Purus.

2)

Economicamente falando, o Acre tem uma grande importância pois a maior parte de seu território é formado por mata intocável, protegida principalmente pelo estabelecimento de florestas de proteção integral, reservas indígenas e reservas extrativistas. Além disso, toda sua economia é baseada no extrativismo (coletas do que a natureza oferece, sem a preocupação de cultivar tais recursos). O Acre, devido a suas grandes preocupações com a exploração da Amazônia, recebeu em 2002 a certificação florestal mais importante do mundo, o “selo verde”, por fazer retiradas de madeira causando o mínimo de agressões possíveis à natureza, na região do Xapiru. O estado é o maior produtor brasileiro de borracha e tem como destaque da economia o setor de serviços. O principal meio de transporte é por meio dos rios.

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

1) Cana-de-açucar -

O açúcar era um produto de grande aceitação na Europa e alcançava um grande valor. Após as experiências positivas de cultivo no Nordeste, já que a cana-de-açúcar se adaptou bem ao clima e ao solo nordestino, começou o plantio em larga escala. Seria uma forma de Portugal lucrar com o comércio do açúcar, além de começar o povoamento do Brasil.

Para melhor organizar a colônia, o rei resolveu dividir o Brasil em Capitanias Hereditárias. O território foi dividido em faixas de terras que foram doadas aos donatários. Estes podiam explorar os recursos da terra, porém ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-açúcar. No geral, o sistema de Capitanias Hereditárias fracassou, em função da grande distância da Metrópole, da falta de recursos e dos ataques de indígenas e piratas. As capitanias de São Vicente e Pernambuco foram as únicas que apresentaram resultados satisfatórios, graças aos investimentos do rei e de empresários.

2)Mineração - Após a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de Portugal tratou de organizar sua extração. Interessado nesta nova fonte de lucros, já que o comércio de açúcar passava por uma fase de declínio, ele começou a cobrar o quinto, que era um imposto cobrado pela coroa portuguesa e correspondia a 20% de todo ouro encontrado na colônia.

A descoberta de ouro e o início da exploração da minas nas regiões auríferas ( Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás ) provocou uma verdadeira "corrida do ouro" para estas regiões.

Cidades começaram a surgir e o desenvolvimento urbano e cultural aumentou muito nestas regiões. Foi neste contexto que apareceu um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil : Aleijadinho.

Vários empregos surgiram nestas regiões, diversificando o mercado de trabalho na região aurífera.

No inicio do século XVIII inicia-se a exploração dos diamantes, que assim como na nas minas de

ouro, também pertenciam ao rei, e só a Coroa podia conceder a particulares o privilégio de

exploração, sob obrigação de efetuar os pagamentos das taxas e tributos.

3)Colonização no sul do pais-

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com