TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

America Latina

Pesquisas Acadêmicas: America Latina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  3.356 Palavras (14 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 14

Vamos percorrer alguns países que tem muitas coisas em comum com o nosso país. São os nossos vizinhos, que juntamente com o Brasil, formam a América Latina.

Esse conjunto é assim denominado porque toda essa vasta área de Terra foi colonizada por povos latinos – principalmente portugueses e espanhóis.

A América Latina abrange o México (na América do Norte), a América Central e a América do Sul.

Os países Latino-americanos estão bastante ligados entre si por laços semelhantes de cultura:

Línguas Faladas: Espanhol e Português;

Principal Religião: Catolicismo; (cristã)

Civilização: De origem européia, que se impôs aos motivos do Novo Continente.

Estes países formam uma grande família, que vai desde o México (na América do Norte), passa pela América Central e termina no Extremo Sul da América do Sul.

Para facilitar seu estudo, vamos dividi-la em:

América Platina: Abrange os países que estão mais ligados à Bacia Platina (rios Panamá, Paraguai e Uruguai).

América Andina: Abrange os países que estão ligados à Cordilheira dos Andes.

Guianas: Localizadas ao norte da América do Sul.

América Central: abrange o trecho do Istmo e as Antilhas.

México.

Brasil.

A formação Histórica

O principal ponto de união entre os países que constituem a América latina é sua formação histórica, ou seja, o tipo de colonização a que foram submetidos, a partir do século XVI, por potências européias da época.

A colonização da América Latina foi diferente da Que se deu na América Anglo-saxônica, isto é, nos Estados Unidos e no Canadá. Nestes dois países prevaleceu o que chamamos de colônias de povoamento, ao passo que na América Latina predominaram as colônias de exploração.

A função das colônias, portanto, era a de fornecer abaixo do preço produtos minerais ou gêneros agrícolas. Como se tratava de produzir bens primários, isto é, produtos como o açúcar,ouro, prata, diamante, madeira, etc.- a baixíssimos custos o trabalho utilizado era aquele que recebia pouco e trabalhava bastante – Assim, escravizaram o indígena e, especialmente, e negro africano, para serem usados como mão de obra barata.

Nas colônias de povoamento, que eram em número bem menor que as de exploração o objetivo era outro. Nesse caso, os colonizadores vinham para as novas terras, não para as novas terras não para se enriquecer e voltar para a metrópole, mas sim para em busca de uma nova pátria, de um novo lugar para moradia permanente.

Características Gerais

A América Latina estende-se desde o México até a Terra do Fogo, no extremo sul da América. Totaliza aproximadamente 20,5 milhões de Km, ou seja, 13,7 % das Terras emersas do Globo, com uma população de 350 milhões de habitantes.

Paisagens Naturais

Norte: Serra Madre Ocidental, Planalto Mexicano.

Oeste: Cordilheira dos Andes.

Leste: Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro.

Centro: Planície do Orenoco, Planície Amazônica, Planície Platina.

Hidrografia

Bacia do Orenoco, Bacia Amazônica, Bacia Platina.

Paisagens Clima-Botânicos

A América Latina se situa na zona intertropical, predominaram os climas quentes, salvo no extremo sul (Argentina e Chile) e nas áreas montanhosas (Andes).

Destacam-se as principais paisagens vegetais: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Pampa ou Estepes e desertos (México, Atacama, Patagônia).

População Latino Americanas

Elevado crescimento vegetativo, devido à alta motarlidade.

Predomínio de jovens, o que representa pesado encargo para os Estados Unidos.

Predomínio de mestiços e população rural.

Maiores concentrações demográficas: litoral brasileiro, estuário do Prata, Caracas, Santiago, Litoral do Pacífico de Bogotá a Lima, América Central.

Principais vazios demográficos estão no interior da América do Sul, como Amazônia e trechos acidentados dos Andes e Patagônia.

Economia Latino Americana

A agricultura é a base econômica latino-americana, principalmente da América Central, Equador, Colômbia.

A América Latina possui grandes riquezas do subsolo, destacando-se o Brasil, o México, e países Andinos.

O desenvolvimento industrial vem se fazendo lentamente e de maneira desigual entre os diversos países. Brasil, México, Argentina,Venezuela, Chile estão na vandaguarda industrial.

Os produtos agrícolas e minerais representam, em geral, mais de 90% do valor das exportações dos países latino-americanos. As importações são, principalmente, de produtos manufaturados.

América Latina Científica

A América Latina tem muito a oferecer para o processo da divulgação científica mundial.Esse foi o saldo da “8a Reunião da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia para a América Latina e o Caribe (Red-Pop)”, que ocorreu simultaneamente ao “12o Congresso da Sociedade Mexicana para a Divulgação da Ciência e da Técnica (Somedicyt)”.

Elaine Reynoso, presidente da Somedicyt, achou boa a participação do continente, mas lamentou a ausência de muitos representantes. Depois do México (156), o Brasil foi o país com maior número de participantes (20), seguido da Colômbia (10), Chile (4), Equador, Argentina e Espanha (3), e Estados Unidos (2). O congresso também contou com representantes do Uruguai, Bolívia, Venezuela, Guatemala, Costa Rica, Panamá, Bélgica, África do Sul, Austrália, Finlândia e França.

O Brasil foi escolhido pela Scania para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com