TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aqüífero

Artigo: Aqüífero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Artigo  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Aqüífero: formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e que possua permeabilidade suficiente para permitir que esta se movimente. São reservatórios formados por rochas com características porosas e permeáveis que retém a água das chuvas, que se infiltra pelo solo, e a transmitem, sob a ação de um diferencial de pressão hidrostática, para que, aos poucos, abasteça rios e poços artesianos.

Aqüíferos podem ser classificados de várias formas. De acordo com o armazenamento da água, podem ser:

Aqüíferos livres ou freáticos: São reservatórios formados por rochas permeáveis, parcialmente saturados de água, cuja base é formada por uma camada impermeável ou semipermeável. O topo é limitado por uma superfície livre de água que encontra sob pressão atmosféricas. O nível da água é determinado pelo regime das chuvas por meio de infiltrações. A descarga se dá em áreas de contato com rios, lagos, mares e nas nascentes, quando a água brota naturalmente do aqüífero freático para a superfície, originando um córrego. Em função da sua pouca profundidade, os aqüíferos freáticos são facilmente contaminados, sendo que grande parte desse tipo de depósito de água em área urbana já se encontra nessa situação. São classificados em drenantes (base semipermeável) e não drenantes (base impermeável).

Aqüíferos confinados ou artesianos: nestes reservatórios o teto e a base são formados de extratos rochosos impermeáveis, completamente saturado de água. A água subterrânea está confinada sob pressão maior que a pressão atmosférica. São classificados em confinado não drenante (nas quais as camada inferior e superior é impermeável) e confinado drenante (pelo menos uma camada limítrofe é semipermeável, permitindo a entrada ou saída de fluxos).

Referências bibliográficas:

< http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28001-o-que-e-um-aquifero>

< http://www.educacional.com.br/reportagens/alterchao/parte-02.asp>

< http://www.abas.org/educacao.php#ind2>

<Apostila "Coletânea de Textos e Exerxíxios", por Eduardo S. Scangarelli>

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »