TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AQ Educação e sociedade

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Centro de Ciências Humanas

Curso de Pedagogia

Andreina Poliana Gomes Lacerda

TRABALHO

Trabalho elaborado para atender às exigências da disciplina Educação e Sociedade ministrada pelo Professor Felipe ao 2º período do curso de Pedagogia.

Januária/MG, 06 de abril de 2016.

A importância desses 4 pensadores para a Sociologia: Augusto Comte, Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber

Augusto Comte

Augusto Comte acreditava que o mundo e a sociedade poderiam ser sistematizados através de uma ciência, de uma forma que pudéssemos prever o que viria a acontecer futuramente, melhorando, assim, a humanidade. Acreditava que a sociedade humana agia conforme leis invariáveis assim como acontece, por exemplo, com a física ou a biologia. Ele concebeu a ideia de sociologia.

Para definir a ciência que estuda a sociedade ele usava, originalmente, o termo “física social”, mas como queria diferenciar as suas ideias das dos seus rivais intelectuais, criou a palavra “sociologia”, que é como a conhecemos hoje em dia, graças a ele.

E é também, graças a sua contribuição para a sistematização e unificação da ciência da sociedade, que temos a Sociologia como uma disciplina acadêmica.

Emile Durkheim

Durkheim se baseou em muitos aspectos da obra de Augusto Comte, que veio antes dele, mas considerava muitas de suas ideias incompletas e isso o levou a desenvolver o pensamento de seu antecessor e a criar novas linhas de pensamento e de estudo.

Apesar de Comte ter concebido a Sociologia, foi a partir de Durkheim que a Sociologia se transformou em uma ciência mais concreta e mais objetiva, determinando o seu objeto de estudo: os fatos sociais; assim como o olhar que o sociólogo deveria ter sobre eles: “estudar os fatos sociais como coisas”. Com isso, ele quis dizer que a vida social pode ser analisada de forma tão rigorosa quanto os objetos ou fenômenos da natureza.

“Os fatos sociais são modos de agir, pensar ou sentir que são externos aos indivíduos e têm sua própria realidade à margem da vida das percepções de pessoas individuais”.

No texto há um bom exemplo de fato social, o suicídio; não são só fatos individuais que levam uma pessoa a suicidar-se, apesar de parecer um ato puramente pessoal, não é. Emile Durkheim mostrou que fatores sociais exercem influência fundamental sobre o comportamento suicida, sendo a anomia uma dessas influências. Este é um dos seus estudos mais famosos.

Karl Marx

 

As ideias de Karl Marx eram bem diferentes das de Comte e de Durkheim, mas, assim como eles, Marx procurou explicar as mudanças que estavam acontecendo na sociedade durante a Revolução Industrial.

Para ele, as mudanças mais importantes nos tempos modernos, estavam ligadas ao desenvolvimento do capitalismo.

Marx identificou dois elementos básicos nas empresas capitalistas, O primeiro é o capital, qualquer recurso, incluindo dinheiro, máquinas ou mesmo fábricas, que possa ser usado ou investido para criar recursos futuros. E o segundo é a mão-de-obra assalariada que se refere ao conjunto de trabalhadores que não possuem os meios para sua sobrevivência, mas que devem buscar emprego proporcionado pelos donos do capital.

Aqueles que possuem o capital - capitalistas - formam a classe dominante, ao passo que a massa da população forma a classe de trabalhadores assalariados - o proletariado.

Marx acreditava que o capitalismo era um sistema classista, no qual as relações de classe se caracterizam pelo conflito.

E que a luta de classes é o “motor da história”, ou seja, os conflitos entre as classes proporcionam a motivação para o desenvolvimento histórico.

Dizia ser inevitável uma revolução de trabalhadores que derrubaria o sistema capitalista e anunciaria uma nova sociedade, n qual não haveria classes – nenhuma divisão de grande escala entre ricos e pobres. Que assim como haviam se unido para derrubar o feudalismo, o capitalismo seria, também, suplantado por uma nova ordem instalada: o comunismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (267 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com