TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções de Geologia

Por:   •  7/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

1. Resumo

Este relatório é resultado da aula prática do ensaio com emprego do solo com teor alto de umidade com retirada de amostras deformadas para a determinação desse teor da amostra de solo, a campo e em laboratório, realizado dia .. de agosto de 2018, no laboratório de Solos estabelecido no Campus da Universidade Federal do Pampa (Alegrete - RS) e também dentro dos perímetros do campus. Esta análise permite ao aluno, através de investigação a determinação da massa especifica aparente do solo, por intermédio do solo coletado. Com isso, para a realização deste relatório foram utilizadas como guias as normas NBR..., para a Determinação do teor de umidade e da massa específica aparente do solo “in situ”, e a NBR 6457, para a preparação das amostras de solo.

2. Objetivo

Este experimento prático tem como objetivo empregar e prescrever da melhor maneira possível os procedimentos básicos para a determinação do teor de umidade e da massa especifica aparente do solo “in situ”, com emprego do solo úmido, bem como reforçar os métodos necessários para determinar o teor de umidade do solo em laboratório. Estes ensaios foram realizados para determinar o teor de umidade presente em uma amostra de solo, pelos métodos Speed Test e Padrão da Estufa, a fim de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos e comparar entre si os resultados obtidos pelos métodos citados anteriormente.

3 – Introdução

Estes ensaios foram realizados com o objetivo de determinar o teor de umidade presente em uma amostra de solo, pelos métodos Speed Test, Padrão da Estufa, a fim de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos e comparar entre si os resultados obtidos pelos métodos citados anteriormente.

O presente relatório visa demonstrar de maneira prática, aos alunos do 3º período do curso de graduação em Engenharia Agrícola, o emprego da amostra para determinação da massa especifica aparente do solo e seu teor de umidade, demonstrando a metodologia necessária para a coleta de dados, reconhecimento e discussão dos resultados obtidos. Podendo-se observar, em laboratório, o teor de umidade das amostras retiradas do solo. O ensaio aplica-se em solos com qualquer tipo de granulação, contendo ou não pedregulhos, que possam ser escavados com ferramentas manuais, e cujos vazios naturais sejam suficientemente pequenos para que o solo Segundo NBR 7185, o material que está sendo ensaiado deve ser suficientemente coesivo e firme, de modo que as paredes da cavidade a ser aberta permaneçam estáveis e as operações a serem realizadas não provoquem deformações na mesma. O ensaio de determinação da massa específica é relevante para fins de análise da estrutura do solo, revelando importantes informações sobre a resistência e a estabilidade do mesmo (SILVA, 2013). O relatório prático baseia-se em apresentar um método através do solo à determinação da massa especifica aparente do solo, seu teor de umidade. Além disso, serão novamente aplicados os procedimentos para determinar o teor de umidade de amostras de solo. Os procedimentos serão executados de forma simples e viáveis, no qual os resultados obtidos são satisfatórios para discussão ao longo do embasamento prático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com