TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacia Hidrografica

Ensaios: Bacia Hidrografica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

1. Bacia hidrográfica

A bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’ água ou um sistema conectado de cursos d’ água, dispondo de uma simples saída para que toda vazão efluente seja descarregada.

Sistema que integra as conformações de relevo e drenagem. A parcela da chuva que se abate sobre a área da bacia e que irá transformar-se em escoamento superficial é chamada de precipitação efetiva. Age como um reservatório de água e sedimentos, defluindo-os em uma seção fluvial única.

O escoamento é a partir das maiores elevações do terreno, formando enxurradas em direção aos vales. O escoamento alcança córregos, riachos e ribeirões, os quais confluem e formam o rio principal da bacia. O volume de água que passa pelo exutório na unidade de tempo é a vazão ou descarga da bacia.

Classificação dos cursos d’água

Conhecimento do sistema de drenagem: que tipo de curso d’água está drenando a região.

Uma maneira utilizada para classificar os cursos d’água é a de tomar como base a constância do escoamento com o que se determinam três tipos:

• Perenes: contém água durante todo o tempo.

O lençol freático mantém uma alimentação contínua e não desce nunca abaixo do leito do curso d’água, mesmo durante as secas mais severas.

• Intermitentes: em geral, escoam durante as estações de chuvas e secam nas de estiagem.

Durante as estações chuvosas, o lençol subterrâneo conserva-se acima do leito fluvial alimentando o curso d’água o que não ocorre na época da estiagem.

• Efêmeros ou temporários: esses cursos d’água só existem durante ou imediatamente após a precipitação e só transportam escoamento superficial.

2. DIVISORES

A bacia hidrográfica é individualizada pelos seus divisores de água e pela rede fluvial de drenagem; Divisor: identifica para onde escoa a água sobre o relevo usando como base as curvas de nível. A água escoa na direção da maior declividade. Divisor não corta drenagem, exceto no exutório. Divisor passa pela região mais elevada entre bacias, mas não necessariamente pelos pontos mais altos.

A rede de drenagem de uma bacia hidrográfica é formada pelo rio principal e pelos seus tributários. Constituem em um sistema de transporte de água e sedimentos. Delimitação de uma bacia são: Divisores Freáticos e Divisores Topográficos

Delimitação da bacia hidrográfica

A bacia é limitada a partir do exutório e conectada aos pontos mais elevados, tendo por base as curvas de nível. O limite da bacia circunda o curso d’água e tributários, não podendo nunca cruzá-los.

Compõem grupo de fatores que influem no escoamento superficial. Existe uma estreita correspondência entre o comportamento hidrológico e as características físicas de uma bacia.

Importância do conhecimento dessa relação:

Comparação entre bacias hidrográficas. Transferência de dados entre bacias vizinhas semelhantes. Projeção do comportamento da bacia no futuro.

Características físicas

Área de drenagem (área da bacia) Forma da bacia Sistema de drenagem

3.1. ÁREA DE DRENAGEM

A área de uma bacia é a área plana inclusa entre seus divisores topográficos. Definida pela projeção horizontal do divisor de águas. Pela delimitação do divisor de água, calcula-se a área da bacia. A área normalmente é obtida por planimetria. Planímetro - Instrumento para desenho técnico usado para medir a área de uma superfície plana arbitrária. Medido diretamente sobre a carta topográfica. Métodos geométricos de determinação de área defigura irregular (aproximação por composição defiguras geométricas). Recursos de softwares de geoprocessamento

3.2. FORMA DA BACIA

Após ter seu contorno definido, a bacia hidrográfica apresenta um formato. Este formato tem uma influência sobre o escoamento global; Grandes bacias em geral apresentam forma de leque ou pêra. Pequenas bacias apresentam formas mais variadas possíveis em função da estrutura geológica dos terrenos. A forma da bacia por meio de índices numéricos foi proposta por Gravelius:

Coeficiente de compacidade (Kc)

Fator de forma (Kf)

3.2.1. COEFICIENTE DE COMPACIDADE (Kc) É a relação entre o perímetro da bacia e o perímetro de um círculo de área igual a da bacia:

• onde P = perímetro da bacia

• A = área da bacia

• O coeficiente Kc ≤ 1 corresponde a uma bacia circular.

• Portanto, inexistindo outros fatores, quanto maior o Kc menos propensa à enchente é a bacia.

3.2.2. FATOR DE FORMA (Kf)

É a relação entre a largura média da bacia (L) e o comprimento axial do curso d’ água (L). O comprimento “L” é medido seguindo-se o curso d’água mais longo desde a cabeceira mais distante da bacia até a desembocadura. Este índice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com