TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA BACIA HIDROGRÁFICA CAMPININHA

Dissertações: ANÁLISE DA BACIA HIDROGRÁFICA CAMPININHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 7

1.Introdução

Bacia Hidrográfica é o nome que se dá a uma determinada área que possui pontos altos e baixos de relevo. Assim, a água oriunda da chuva escoa do ponto maior para o menor, correndo por rios e riachos secundários até um mesmo rio principal, este separado por outras bacias por uma linha divisória chamada de divisor de águas. [1]

É o local onde se planeja os recursos hídricos da região. Portanto, para uma gestão efetiva, deve ser integrada e considerar todos os aspectos, físicos, sociais e econômicos do espaço em questão. (WMO, 1992). Disse YASSUDA (1993), regendo a integração desses fatores: "a bacia hidrográfica é o palco unitário de interação das águas com o meio físico, o meio biótico e o meio social, econômico e cultural".

Para o planejamento e gestão da área, devem-se conhecer características físicas de uma bacia hidrográfica. Com isso, o estudo apresenta conceitos e demonstrações de densidade de drenagem, fator de forma, declividade equivalente, ordem de uma bacia e a vazão máxima pelo método racional da bacia do Campininha.

Segundo VILELA; MATOS (1975), o fator de forma (Ff) é a relação da largura média e o comprimento axial da bacia. É um índice que indica a tendência para enchentes, ou seja, uma bacia com fator de forma baixo (estreita e longa) é menos sujeita a enchentes quando comparada a outra de mesmo tamanho, porém com valor de Ff maior, Isso porque há menor possibilidade de ocorrência de chuvas intensas cobrindo simultaneamente toda sua extensão. A densidade de drenagem fornece a indicação do grau de desenvolvimento de um sistema de drenagem. Como a Dd varia inversamente com a extensão do escoamento superficial, ela fornece a indicação sobre a eficiência de drenagem na bacia. Esse escoamento é expresso pela relação da soma de todos os canais (Lt) de uma bacia e sua área total (A), variando de 0,5 para bacias com drenagem pobre a 3,5 ou mais para bacias excepcionalmente bem drenadas. (VILELA, MATOS , 1975)

A ordem dos cursos d'água é uma classificação que reflete o grau de ramificação dentro de uma bacia. São consideradas de primeira ordem as correntes formadoras, ou seja, os pequenos canais que não tenham tributários; quando dois canais de primeira ordem se unem, é formado um segmento de segunda ordem; a junção de dois rios de segunda ordem dá lugar à formação de um rio de terceira ordem, e assim sucessivamente: dois rios de ordem "n" dão lugar a um rio de ordem "n + 1" (HORTON, 1945 citado por VILELA; MATOS, 1975).

PRUSKI (2006) diz que a declividade média de uma bacia influencia a velocidade de escoamento da água sobre o solo e interfere na capacidade de armazenamento de água neste. Quanto maior a declividade de uma bacia, menor capacidade de armazenamento superficial, então mais suscetível esta será à ocorrência de erosões.

2.Objetivos

Colocar em prática estudos realizados em aulas de Climatologia e Hidrologia da Unesp – Sorocaba. Assim, calcular as características físicas da bacia hidrográfica do Campininha e sua vazão máxima, pelo método racional. Ainda, verificar a disponibilidade hídrica da cidade em que o campus situa, de acordo com o método de Thornthwaite e Matter.

3.Materiais e Métodos

3.1 Análises físicas da Bacia Hidrográfica do Campininha

Para o início da análise, delimitou-se a área da bacia hidrográfica no mapa de curvas de nível (Figura 1) fornecido pelo professor da matéria em questão. Sabe-se que o mapa fornecido é de escala 1:50000 e a área da bacia (A) é igual a 25 km2.

Figura 1: Mapa de curvas de nível da Bacia do Campininha

Densidade de Drenagem (Dd):

Para o cálculo da densidade de drenagem, utilizou-se a equação 1:

Equação 1: Dd = Lt/A

Onde Lt = Soma de todos os canais;

A = Área da Bacia;

Fator de Forma (Ff):

Para o cálculo do fator de forma, utilizou-se a equação 2:

Equação 2: Ff = A/〖L1〗^2

Onde L1 = Soma do rio principal;

Declividade equivalente (Ieq):

Para o cálculo da declividade equivalente, utilizou-se a equação 3:

Equação 3: Ieq = ∆H/L2

Onde ∆H = Variação de altitude dos pontos extremos da bacia;

L2 = Distância entre os pontos extremos;

Ordem da Bacia:

Verificou-se todas as nascntes e canais da bacia hidrográfica do Campininha, a fim de determinar a sua ordem.

3.2 Vazão Máxima pelo método racional:

Determinou-se a vazão máxima pela equação 4:

Equação 4: Q_p= (C.I.A)/3,6

Onde C = coeficiente de escoamento superficial ou de runoff

I = intensidade da chuva (mm/h)

Precisou-se calcular a intensidade da chuva utilizando a equação 5:

Equação 5: I= (3481.T^0,14)/〖(t_c+18)〗^0,12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com