TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomas e Domínios morfoclimáticos

Por:   •  21/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 7

Biomas e Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Introdução

Este trabalho tem como objetivo distinguir as diferenças entre as diversas paisagens que se estendem pelo território brasileiro. Há dois conceitos importantes a serem estudados: os biomas e os domínios morfoclimáticos. Nos biomas veremos a uniformidade e predomínio de espécies de flora e fauna, associadas ao relevo, solo e clima, e nos domínios morfoclimáticos, as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras.

Biomas

São grandes áreas geográficas, formado por todos os seres vivos de uma determinada região. O Brasil possui enorme extensão territorial e apresenta climas e solos muito variados. Em função dessas características, há uma evidente diversidade de biomas, definidos sobretudo pelo tipo de cobertura vegetal.

Brasil - Biomas

[pic 1]

Mapa de Biomas do Brasil. Fonte: IBGE, 2004

Os biomas abrangem vários ecossistemas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podemos classificar os biomas brasileiros em:

Mata Atlântica

[pic 2]

Mata Atlântica. Ao fundo, cidade do Rio de Janeiro.

O Bioma Mata Atlântica ocupa a faixa litorânea de norte à sul do país, abrange  três estados brasileiros: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A Vegetação nesse bioma é marcada pela presença de árvores de grande e médio-porte formando uma floresta densa e fechada, como ipês, manacá-da-serra, entre outras. A flora é muita rica em espécies endêmicas, como o pinheiro-do-paraná, pau-brasil, jequitibá e Eugenia itacarensis, ameaçadas de extinção.

Dentro da riquíssima fauna, temos a onça pintada, onça parda, cateto, papagaioscorujas, queixada, anta e muitos outros. Entre os animais endêmicos desse bioma e ameaçados de extinção estão o papagaio-da-cara-roxa, a lagartixa-da-areia, a jiboia-de-cropan e a tartaruga-de-couro e o mico-leão-dourado, símbolo na luta pela preservação da fauna brasileira.

Apesar de muitas áreas serem consideradas regiões de preservação ambiental, infelizmente esse bioma ainda sofre com o desmatamento, é o exemplo mais contundente do desenvolvimento predatório desse país.

Cerrado

[pic 3]

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma do Brasil em extensão e o mais antigo de todos, abrange os estados: Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.

O Cerrado guarda uma fantástica biodiversidade, a sua vegetação é caracterizada por árvores de troncos retorcidos, gramíneas e arbustos. O solo apresenta cor avermelhada, em função da grande presença de óxido ferroso.

As principais espécies de animais encontradas no Cerrado são: anta, cervo, onça-pintada, suçuarana, tatu-canastra, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira, gambá, ariranha, gato-palheiro, veado-mateiro, cachorro-do-mato vinagre, macaco-prego, quati, queixada, porco-espinho, capivara e preá.

Infelizmente, é outro bioma que sofre com a devastação, em função do avanço da agricultura nesta região, principalmente a de soja, o cerrado vem diminuindo de tamanho.  

Amazonia

[pic 4]

Conhecida como “Pulmão do Mundo”

Considerado o maior Bioma brasileiro e a maior reserva de diversidade biológica do mundo, o bioma Amazônia corresponde a quase metade do território nacional. Abrange os estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima; parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Esse bioma é um dos mais ricos do mundo em espécies da flora e da fauna. Sua vegetação é bem diversificada e é representada pela peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, entre outras.

A fauna possui várias espécies distintas: tatu-canastra, onça-pintada, lontra, mico-leão, macaco-muriqui, anta, veado, quati, cutia, bicho-preguiça, jacu, macuco, etc.

Caatinga

[pic 5]

A Caatinga ocupa grande parte da região nordeste do país e abrange os estados: Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

A caatinga tem uma vegetação típica de regiões semiáridas, possui a forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas, cactos e bromélias, os arbustos costumam perder quase que totalmente as folhas em épocas de seca, o solo apresenta baixa fertilidade, além de ser pedregoso.

A Fauna da caatinga, é muito rica. Existem centenas de espécies vivendo neste bioma. Podemos citar entre as principais: Veado-catingueiro, preá, gambá, sapo-cururu, cutia, tatu peba, ararinha-azul, entre outras.

Esse bioma também sofreu desmatamento em 46,6% de sua vegetação original.

Pantanal

[pic 6]

Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia.

O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes.

A flora possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira, e nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte. As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.

Na fauna podemos encontrar, as seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego, veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jiboia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões).

Também vítima de desmatamento, perdendo 15,4% de sua vegetação original. Mas a boa notícia é que o pantanal é o segundo bioma mais preservado do Brasil, ficando atrás apenas da Amazônia.

Pampa

[pic 7]

O Pampa gaúcho é bastante diferente dos demais biomas brasileiros. Dominado por gramíneas, com poucas árvores, sempre foi considerado mais apropriado para a criação do gado.

O único estado brasileiro com esse bioma é o Rio Grande do Sul. Ocupa 63% do território do Rio Grande. Ele também se estende pelo Uruguai e Argentina. 
Agora o Pampa sofre uma ameaça muito mais grave: a introdução do monocultivo e Pinus e Eucaliptos. Mais uma vez, se propõe um tipo de desenvolvimento econômico inadequado às características de um bioma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (642.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com