TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biosfera

Seminário: Biosfera. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Seminário  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Biosfera:

Biosfera significa esfera da vida. São as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem condições necessárias para o desenvolvimento da vida.

A camada da biosfera é mantida por elementos encontrados na atmosfera, na litosfera e na hidrosfera. Essas camadas, formadas por elementos sólidos, líquidos, gasosso e biológicos, constituem as quatro camadas da terra.

A biosfera faz parte dos ambientes da terra que se relacionam entre si, isto é, são interdependentes mas, a modificação de um deles provoca alteração nos demais e no conjunto.

Camadas da terra

Biosfera - formada por elementos encontradosna atmosfera, na litosfera e na hidrosfera: o ar, a água, o solo, o calor, a luz e os alimentos

Atmosfera - camada de gases que envolve a terra. Equilibra a temperatura do planeta, contém oxigênio, nitrogêneo e gás carbônico

Hidrosfera - conjunto de todas as águas do planeta

Litosfera - camada sólida (rochas e minerais)

O termo biosfera foi criado pelo geólogo Eduard Suess em 1875 e consiste no espaço povoado pelos seres vivos. Está incluída no âmbito da geosfera e é composta pela camada superior do solo (litosfera), as águas continentais e oceânicas (hidrosfera) e a atmosfera.

O homem, como ser vivo faz parte da biosfera, interagindo

com

os outros seres vivos, algumas vezes de forma harmônica e outras vezes de forma desarmônica, causando constantes prejuízos para a vida da biosfera em geral. A devastação de até biomas inteiros, a pesca abusiva, a substituição dos ecossistemas naturais por áreas destinadas a monoculturas e pecuária, e o agronegócio em geral transformam a biosfera.

O avanço da ocupação humana sobre os mais diversos ecossistemas causam impacto sobre o equilíbrio ecológico. Os seres vivos e o meio ambiente estabelecem uma interação dinâmica, porém frágil. O grande dilema das sociedades modernas é conciliar o desenvolvimento tecnológico e a carência cada vez maior de recursos naturais com o equilíbrio da biosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com