TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Blocos economicos

Por:   •  26/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 3

Globalização

O que é?

União da população humana através da velocidade e da tecnologia .

Bloco Econômico

O que é?

Bloco econômico é um grupo que tem como objetivo vantagens econômicas e sociais.

Ex: MERCOSUL e U.E.

A principal ideia dos blocos econômicos e facilitar o comerciam entre seus países integrantes, muitas vezes reduzindo ou até mesmo isentando de uma vez  as taxas importação dos produtos dos países pertencem ao grupo e definindo valores mais altos para o caso da importação ser de países de fora do grupo. Em casos de blocos com um maior avanço, há também a integração social entre os países participantes, facilitando assim a entrada de imigrantes vindos de países de dentro do grupo, já  em um caso ainda mais avançado há também a unificação da moeda circulante entre  esses países, atualmente o único bloco econômico que agrega essas três características é a U.E.

Tipos de Bloco:

Zona de livre comércio: Região onde a taxa e impostos são reduzidas  entre os países membros. Ex : Nafta.

União aduaneira: Quando os países membros do grupo definem taxas de impostos entre si e fixam as taxas de impostos para países de fora do grupo. Ex: OPEP.

Mercado Comum: quando se tem livre circulação de dinheiro, pessoas, informações e produtos, entre os membros do grupo. Ex: MERCOSUL.

U.E.( não se encaixa em nenhum grupo pois alem dos fatores acima tem a mesma moeda em circulação de todos os seus países integrantes)

Historia U.E.

BENELUX->CECA(Alemanha,França e Itália)->MCE->U.E.

Problemas de um bloco:

Guerra

Entrada o pedido para entrar de novos membros <-

Queda dos mais pobres

Mudanças políticas <-

Quebra de contrato <-

Sociais <-

Crise interna <-

Concorrência interna <-

ALCA

 A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é um projeto de Bloco Econômico que reúne países da América, tanto do sul, central e do norte. Projeto porque, ao longo das reuniões que foram feitas pelos países participantes, surgiram discordâncias entre eles, sendo que, no fim de 2005, as negociações pararam. A criação desse Bloco não agrada a todos no continente, especialmente os latino-americanos. Os Estados Unidos foram os idealizadores da ALCA que, se estivesse em vigor, englobaria todos os países da América, com exceção de Cuba.

    A Alca consistiria numa área de livre comércio no espaço americano, cujas taxas alfandegárias caíram conforme fosse possível. Isso possibilitaria a passagem de mercadorias e a chance de um aumento significativo de comércio entre os países americanos. A proposta foi feita pelos Estados Unidos, no dia nove de dezembro de 1994, em Miami.

    A ALCA foi proposta no ano de 1994 e varias manifestações aconteceram até que no ano de 2005 a proposta foi”esquecida”. As manifestações aconteceram, em sua maioria, nos países latitnos que consideravam a Alca como um “truque” dos Estados Unidos para controlar o mercado das Américas. Já para alguns norte-americanos, o bloco teria uma má influencia em seu paíse, já que nesses casos, temeu-se que as empresas da pudessem sair de lá e buscar  mão de obra barata,e com isso diminuir a quantidade de empregos dentro do pais e por consequência, acontecer o desemprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com