TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS África

Tese: CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS África. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Tese  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS

CLIMA

Podemos constatar os seguintes tipos de clima no continente africano: Clima equatorial: apresenta-se na parte central do continente, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC e índices pluviométricos que atingem até 3.000 mm ao ano. Em razão das altas taxas de umidade relativa do ar e da abundância de chuvas, praticamente não existe estiagem, o que proporciona a proliferação de florestas equatoriais. Clima Tropical: essa característica climática predomina ao redor das áreas equatoriais, as temperaturas médias presentes oscilam entre 22ºC e 25ºC com índices pluviométricos que atingem até 1.400 mm ao ano. Nas regiões onde esse clima predomina existem duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa, a cobertura vegetal encontrada nesses locais é a savana. Clima desértico: predomina em um terço de todo território africano, no qual se encontram os desertos do Saara, ao norte, e Namíbia e Calaari, a sudoeste. Clima subtropical: como o território africano está situado também no hemisfério norte, o continente sofre influência do clima temperado e apresenta temperaturas mais amenas. Essa característica climática predomina no extremo norte e sul, nessas áreas as temperaturas variam entre 15ºC e 20ºC. No extremo norte, até mesmo os aspectos da vegetação são diferentes do restante do continente, assim, há formação de plantas com características mediterrâneas.

RELEVO

O relevo do continente africano é predominantemente marcado pela presença de extensos planaltos antigos, bastante desgastados pelo processo de erosão. A geologia é marcada por formações de relevo pré-cambriano (antigo), com presença de rochas cristalinas impregnadas de minerais. As planícies fluviais (formadas por rios), a do rio Nilo, por exemplo, e as planícies litorâneas são áreas de aglomeração populacional. No geral, são poucas as planícies. As montanhas ou dobramentos recentes da era cenozóicas também aparecem no continente, com destaque para:

* Cadeia do Atlas-Situada no extremo Norte, no território do Marrocos, Argélia e Tunísia, formadas a partir do encontro das tectônicas Africana e Euro-asiática.

* Cadeia do Cabo - localizada no litoral Meridional (Sul), apresenta-se voltada para o Oceano Índico e a outra parte para a África do Sul.

* Maciço da África Centro-Ocidental - Acompanha o litoral do Atlântico pela Guiné Bissau e Camarões.

* Maciço da África Centro-Oriental - Tem origem vulcânica, onde estão Monte Kilimanjaro (5.8895 m), ponto mais alto do continente e o monte Quênia (5.199 m). Nessa parte do continente são encontrados vulcões, terrenos tectônicos, fossas geológicas(tectônicas) ou fissuras de relevo onde se formaram os lagos tectônicos, como o famoso lago Vitória, o Tanganica , e o lago Niassa, formando o famoso complexo de lagos tectônicos da África Oriental. Aí também encontra-se a fratura geológica denominada Rift-Valley.

HIDROGRAFIA

A hidrografia do continente africano é marcada pela presença de lagos e rios. Alguns rios atravessam áreas desérticas possibilitando a vida ao longo de suas margens, como o Nilo com mais de 6.650 km de comprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com