TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORRENTE FILOSÓFICA GEOGRAFIA TRADICIONAL

Casos: CORRENTE FILOSÓFICA GEOGRAFIA TRADICIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  1.907 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Qual foi a corrente filosófica que baseou o pensamento da Geografia Tradicional ainda presente nos dias atuais?

A Geografia Tradicional teve como fundamento básico o Positivismo. Essa corrente teve como precursor o francês Auguste Comte e surgiu como desenvolvimento sociológico do iluminismo. Nessa época também floresce o Racionalismo, baseada na ciência moderna vendo a natureza e os fenômenos humanos e sociais de uma nova maneira. Embora a Geografia tivesse sido praticada desde os tempos mais antigos, foi na Alemanha, no século XIX que ela se consolidou como ciência moderna, ou seja, a chamada “Geografia Moderna”. O advento dessa modernidade se deu por causa de dois intelectuais alemães dessa época que eram, Alexander Von Humboldt (Geografia Física) e Karl Ritter (Geografia Humana). Portanto, a Geografia sistematizada que temos hoje em nossas escolas e universidades, surgiu com esses dois autores e pensadores alemães.

2 – Quais foram as principais contribuições trazidas por Humboldt, Ritter, Ratzel e Vidal De La Blache à ciência geográfica? Procure destacar os métodos, as concepções e os postulados seguidos por cada um.

Esses quatro autores e intelectuais foram responsáveis pela contribuição dada à ciência da Geografia. Alexander Von Humboldt e Karl Ritter são considerados os primeiros estudiosos da Geografia constituída como ciência. Humboldt, nascido na Alemanha e oriundo de família prussiana, era um grande desbravador e utilizava de suas riquezas para custear suas viagens e pesquisas pelo mundo. Essas viagens, devido às muitas anotações que fazia lhe renderam muitos livros e enciclopédias, contribuindo assim de forma significativa para o conhecimento do restante do mundo pelos europeus. Humboldt foi influenciado profundamente pelo racionalismo francês e pelo idealismo filosófico alemão, tornando assim um cientista adepto ao empirismo, pensamento filosófico caracterizado por considerar somente as experiências ocorridas e pautada na observação. Seu legado se constituía em diversas áreas tais como a climatologia, geomorfologia, biogeografia, dentro outros campos do saber. Tinha uma visão da Geografia, a da representação de uma síntese de todos os conhecimentos relativos à terra. Outro Alemão também responsável pela Geografia Moderna é Karl Ritter. Não realizou grandes viagens exploradoras como Humboldt e era um grande leitor de obras cientificas de sua época. Sua visão de Geografia valorizava homem-natureza. Muito religioso, acreditava que a ciência era uma forma de relação entre o homem e o criador. Buscou manter uma concepção que agregasse as sociedades e os meios naturais, descrevendo mais detalhadamente o meio social humano. Devido à muita dificuldade encontrada em aplicar essa concepção sobre as manifestações comportamentais e sociais do homem, ele se opôs ao pensamento de Humboldt, assinalando que a humanidade também exercia influencia sobre a natureza, através do uso da tecnologia. A partir das induções baseadas em estudos locais, suas ideias influenciaram intensamente a Geografia de origem francesa, onde Vidal de La Blache foi seu principal representante. Friederich Ratzel é outro pensador alemão de origem prussiana. É considerado um dos principais teóricos clássicos da Geografia e precursor da Geopolítica e do Determinismo Geográfico, onde o homem seria produto do meio, sendo as condições naturais é que determinavam a vida em sociedade. Bastante influenciado pela obra de Charles Darwin, onde a evolução se basearia em lutas de diferentes espécies, tendo aquelas de melhor adaptação ao meio sobreviveriam, Ratzel aplicou de certa forma, essas ideias à espécie e sua vida em sociedade. Os seres humanos, raças e etnias mais aptos venceriam e dominariam os povos considerados inferiores, ou seja, sempre deveria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com