TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Tradicional X Escola Nova

Ensaios: Escola Tradicional X Escola Nova. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2012  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  37.983 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as diferenças entre escola tradicional e escola nova...

ª Relação Aluno X Professor

Na escola nova o aluno é o centro do processo, existindo uma preocupação muito grande com o estado psicológico da criança.

Na escola tradicional o professor detém o saber. É quem dirigi o processo de aprendizagem e era o modelo que deveria ser seguido. Os estudos teóricos estavam voltados para o professor, e não para o aluno.

Metodologia

Na escola tradicionalista as aulas eram apenas expositivas, com leituras repetitivas com o objetivo de fixar os conteúdos privilegiando a cópia e os exercícios para fixação devido ao fato da falta da diversidade metodológica.

A escola nova tem por princípio o aprender fazendo. Ela não está voltada apenas para o intelecto (dosagem de conteúdo), o corpo também é valorizado por meio de atividades físicas e do desenvolvimento da motricidade.

Conteúdo

Na escola tradicionalista o saber acumulado da humanidade era adquirido por esforço intelectual que não eram conectados com a prática.

Já na escola nova, o professor é apenas um facilitador da aprendizagem, pois as escolhas dos conteúdos giram em torno dos interesses infantis, o conteúdo que é objeto de aprendizagem precisa ser compreendido, não decorado.

Avaliação

Na escola tradicional o instrumento principal é a prova, na qual havia uma valorização das informações acumuladas.

Na escola nova, a avaliação representa uma das etapas de aprendizagem. O sistema de prêmios é condenado e a competição é substituída pela cooperação e pela solidariedade.

Disciplina

Na escola tradicionalista a disciplina era severa com regras rígidas e intimidação.

A escola nova observa que a sociedade está sempre mudando. Em função disso ela flexibiliza as normas que tem por objetivo estimular a responsabilidade e a capacidade de crítica e estabelecer a disciplina voluntária. Portanto, são estimuladas discussões que permitam a compreensão do significado e das necessidades das normas coletivas.

A Escola Nova x Escola Tradicional

Na escola tradicional o centro de tudo é o conteúdo. Enquanto a escola nova valoriza a formação do aluno, ele é o centro do processo.

A escola nova serviu ao capitalismo porque preparou para a adaptação ao modelo capitalista. Houve avanços nas práticas pedagógicas, recursos, abertura as teorias marxistas. Era pragmática, ensinar para aplicar.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1884261-escola-nova-escola-tradicional/#ixzz1t0Tb85hE

V

http://ifspedagogiasertaozinho.edublogs.org/category/profa-riama-gouveia/analise-escola-nova-e-construtivismo-x-escola-tradicional/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com