TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caatinga

Tese: Caatinga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Tese  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

• Na estação seca a temperatura do solo pode chegar a 60ºC.

• Vive na Caatinga a ave com maior risco de extinção no Brasil, a ararinha-azul. Também vive ali a segunda mais ameaçada do país, a arara-azul-de-lear

• Cerca de metade da paisagem de Caatinga já foi deteriorada pela ação do homem. De 15% a 20% do bioma estão em alto grau de degradação (com risco de desertificação).

• A Caatinga compreende quase 10% da área total do território brasileiro, com aproximadamente 740.000 km2.

• Estudos recentes mostram que cerca de 327 espécies animais são endêmicas (exclusivas) da Caatinga. Entre as plantas há 323 espécies endêmicas.

-É o único bioma exclusivamente brasileiro, grande parte de seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do mundo.

A caatinga apresenta três estratos: arbóreo (8 a 12 metros), arbustivo (2 a 5 metros) e o herbáceo (abaixo de 2 metros). Contraditoriamente, a flora dos sertões é constituída por espécies com longa história de adaptação ao calor e à seca, é incapaz de reestruturar-se naturalmente se máquinas forem usadas para alterar o solo. A degradação é, portanto, irreversível na caatinga.

Ocupando cerca de 850 mil km² (aproximadamente 10% do território nacional), é o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, associado à imagem de local pobre e seco, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada.

A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila).

Em 2010, no primeiro monitoramento já realizado sobre o bioma, constatou-se que a caatinga perde por ano e de forma pulverizada uma área de sua vegetação nativa equivalente a duas vezes a cidade de São Paulo. A área desmatada equivale aos territórios dos estados do Maranhão e do Rio de Janeiro somados. O desmatamento da caatinga é equivalente ao da Amazônia, bioma cinco vezes maior.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, resta 53,62% da cobertura vegetal original. A principal causa apontada é o uso da mata para abastecer siderúrgicas de Minas Gerais e Espírito Santo e indústrias de gesso e cerâmica do semiárido.

- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;

- presença de cactos e bromélias;

- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);

- as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno;

A Fauna da caatinga, ao contrário do que muitos pensam, é muito rica. Existem centenas de espécies vivendo neste bioma. Podemos citar entre as principais:

- Veado-catingueiro

- Preá

- Gambá

- Sapo-cururu

- Cutia

- Tatu-peba

- Ararinha-azul

- Asa-branca

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com