TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pampa E Caatinga

Trabalho Universitário: Pampa E Caatinga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, abordaremos os biomas brasileiros, pampa e caatinga, citaremos características de ambos os biomas.

Para isto, fizemos uma análise de bibliografias pesquisadas em websites e um vídeo explicativo.

Pampa:

O Pampa gaúcho é bastante diferente dos demais biomas brasileiros. Dominado por vegetação rasteira (gramíneas), com poucas árvores, pequenos arbustos distantes uns dos outros, sempre foi considerado mais apropriado para a criação do gado. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão.

Entretanto, em 2004 foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como um bioma. Na verdade, sua biodiversidade havia sido ignorada por quase trezentos anos. Foi a porta de entrada para o gado através da região sul.

O único estado brasileiro com esse bioma é o Rio Grande do Sul. Ocupa 63% do território do Rio Grande. Ele também se estende pelo Uruguai e Argentina. Ocupa 176.496 Km² do Brasil.

Agora o Pampa sofre uma ameaça muito mais grave: a introdução do monocultivo de Pinus e Eucaliptos. Mais uma vez, portanto, se propõe um tipo de desenvolvimento econômico inadequado às características de um bioma.

Características principais dos Campos:

- vegetação formada por gramíneas e arbustos e árvores de pequeno porte.

- não dependem de grande quantidade de chuvas.

- sua extensão atinge os territórios da Argentina e Paraguai.

Caatinga:

Há aproximadamente 260 milhões de anos, toda região onde hoje está o semi-árido foi fundo de mar, mas o bioma caatinga é muito recente.

A Caatinga ocupa oficialmente 844.453 Km² do território brasileiro. Estende-se pela totalidade do estado do Ceará (100%) e mais de metade da Bahia (54%), da Paraíba (92%), de Pernambuco (83%), do Piauí (63%) e do Rio Grande do Norte (95%), quase metade de Alagoas (48%) e Sergipe (49%), além de pequenas porções de Minas Gerais (2%) e do Maranhão (1%).

A Caatinga é muito rica em biodiversidade, tanto vegetal quanto animal. Nos períodos sem chuva, cerca de 8 meses por ano, ela “adormece” e suas folhas caem. Depois, com a primeira chuva, ela como que ressuscita.

Cerca de 28 milhões de brasileiros habitam esse bioma, sendo que aproximadamente 38% vivem no meio rural. Essa população tem um dos piores IDH de todo o planeta.

As principais características da caatinga são:

- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;

- presença de cactos e bromélias;

- os arbustos costumam perder, quase que totalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com