TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo E Fisiocracia

Trabalho Escolar: Capitalismo E Fisiocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Capitalismo

Capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono. Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização, etc.) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.

Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e o não proprietários (proletários ou trabalhadores – maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho.

O capitalismo teve inicio de forma concreta com a Revolução Industrial, onde a fabricação de produtos passa de um sistema rudimentar para produção em massa. Nesta época os trabalhadores não possuem nenhum direito trabalhista, por exemplo, salário digno, plano de saúde, trabalhavam 16 horas diárias, não possuíam seguro de acidente de trabalho, nem aposentadoria e péssimas condições de trabalho... Essa forma de capitalismo era chamada de "capitalismo selvagem", onde o lucro estava acima da dignidade da pessoa humana. Foram várias revoltas e greves trabalhistas durante à história mundial para reivindicar melhores qualidades de trabalho, a parti daí, houve grandes conquistas para o trabalhador até a presente data, podemos citar o Brasil, onde foi criado o TST - Tribunal Superior do Trabalho, TRT - Tribunal Regional do Trabalho, CLT _ Consolidação das Leis do Trabalho, e INSS - Instituto Nacional do Seguro Social etc., garantindo, assim, os direitos e deveres do trabalhador.

Características do Capitalismo

• Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal.

• O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho.

• Toda negociação é feita com dinheiro.

• O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade).

Fisiocracia

A Fisiocracia, nasceu no século XVIII em oposição ao mercantilismo. A fisiocracia se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura. Sugeria que era desnecessária essa regulamentação governamental. Pois a lei da natureza era suprema e tudo que fosse contra a natureza seria derrotado. Fisiocracia significa “regras da natureza”. Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos coma a ajuda da natureza em atividades como a lavoura, agricultura, a pesca, etc.

Em um mundo ameaçado por falta de alimentos, com excesso de regulamentação governamental, uma economia de mercado financeiro não iria se ajustar às necessidades. Portanto, somente a terra tinha a capacidade de gerar riquezas.

Contudo, acreditam que, ao contrário das leis da natureza, que não podem ser quebradas, as sociedades podem distanciar-se da ordem natural que deveria reger os sistemas econômicos. Assim, o discurso fisiocrático aponta para um teórico ápice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com