TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclones

Exames: Ciclones. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

IFMA-INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO

CURSO: EDIFICAÇÕES

DISCIPLINA: GEOGRAFIA I

PROFESSOR (a): KAREN

TURNO: MATUTINO

CICLONES, TORNADOS E TUFÕES

ANA VICTORIA MARQUES COSTA

ANDRÉ LUCAS DE OLIVEIRA VIANA

DANIEL EVANGELISTA MONTEIRO FILHO

LIVÍA LETÍCIA MENEZES VENÇÃO

LUANA KELLY

MATHEUS CARVALHO E SILVA

MATHEUS GABRIEL MACÊDO PENHA E SANTOS

TIMON-MA

DEZEMBRO-2014

O que são?

Os ciclones são fenômenos naturais que provocam ventos com velocidade superior a 200 quilômetros por hora, além de fortes chuvas, causando grandes transtornos por onde passa. São redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão, atingindo as regiões equatoriais e, principalmente, as tropicais.

Eles giram em sentido circular, tendo no centro uma área de baixa pressão. No hemisfério sul, o vento gira em sentido horário e no norte, no sentido anti-horário.

Os ventos de um ciclone podem chegar a 200 km/h e, geralmente, apresentam-se acompanhados de fortes chuvas (tempestades). Estas precipitações ocorrem, pois o ar quente se eleva, formando assim as nuvens

Mas como se formam?

A formação dos ciclones ocorre sobre as águas quentes dos oceanos. O aquecimento de uma determinada superfície origina um centro de baixa pressão atmosférica, proporcionando condições favoráveis para o desenvolvimento dos ciclones.

Dependendo da localização e de sua intensidade, o ciclone pode receber outras nomenclaturas, como furacão, tufão, tempestade tropical, tempestade ciclônica, depressão tropical ou simplesmente ciclone. Quando esse fenômeno ocorre no oceano Atlântico, por exemplo, ele é chamado de furacão; já no oceano Pacífico, o ciclone recebe o nome de tufão.

A movimentação da massa de nuvens e dos ventos de um ciclone varia conforme o Hemisfério onde o fenômeno se desenvolve: sentido horário no Hemisfério Sul e sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Essa característica é determinada pela aceleração da força de Coriolis.

Conforme a velocidade que os ventos atingem, os ciclones se enquadram em diferentes categorias:

Categoria 1 (intensidade mínima): ventos entre 118 Km/h e 152 Km/h.

Categoria 2 (intensidade moderada): ventos entre 153 Km/h e 176 Km/h.

Categoria 3 (intensidade forte): ventos entre 177 Km/h e 208 Km/h.

Categoria 4 (intensidade extrema): ventos entre 209 Km/h e 248 Km/h.

Categoria 5 (intensidade catastrófica): ventos com velocidade superior a 249 Km/h.

Qual a diferença entre ciclone, tufão, furacão e tornado?

Ciclone, tufão e furacão, cientificamente, são a mesma coisa. O que acontece é que aos eventos no Oceano Atlântico damos o nome de furacão, e no Pacífico, de tufão. Mas todos podem ser chamados de ciclone. Já o tornado é um 'microciclone', bem localizado, sem a dimensão global dos ciclones convencionais. Um ciclone pode ser avistado facilmente em imagens de satélite, mas um tornado não. O tempo de vida dos ciclones é maior também, podendo durar até uma semana. O tornado dura, no máximo, uma hora.

Por que os ciclones duram mais que os tornados?

Os tornados se formam em terra firme, e os ciclones nos oceanos. Como nos oceanos pode haver muito mais umidade e calor, fundamentais para a formação desses eventos naturais, os ciclones têm condições de durarem muito mais.

Ciclones de intensidade máxima são raros? Eles podem atingir o Brasil?

Não são muito frequentes, mas também não são tão raros assim. O mundo pode passar um ano inteiro sem a ocorrência de um ciclone dessa magnitude, mas em outros anos pode haver dois ou três. É difícil um evento assim acontecer no Brasil porque as nossas águas são mais frias. Por isso o Catarina ficou na categoria 1 e perdeu a intensidade rapidamente quando chegou ao continente.

E sobre o olho?

Um ciclone tropical age como um "aspirador" gigantesco: uma grande quantidade de ar é sugada da superfície e levado para camadas mais altas da atmosfera. Se o fluxo de ar nessa coluna for suficientemente intenso, surge no centro do ciclone uma região livre de nuvens conhecida como olho. Na superfície, as condições meteorológicas no olho são normalmente calmas, isto é, sem chuvas ou ventos fortes, e é possível ver parte do céu sem nuvens.

O Termo “Ciclone Tropical”

Um Ciclone tropical é uma grande perturbação na atmosfera terrestre. É um sistema formado por grandes tempestades e é caracterizada por ser uma região onde a pressão atmosférica é significativamente menor e a temperatura é ligeiramente maior do que suas vizinhanças. É uma área de baixa pressão atmosférica com uma circulação fechada de ventos e diferencia-se dos ciclones extratropicais por ter um núcleo quente e um centro bastante definido em sistemas mais intensos, conhecido como olho. Trovoadas e chuvas torrenciais estão frequentemente associados a ciclones tropicais. Formam-se costumeiramente nas regiões trópicais, aos arredores da Linha do Equador, onde constitui uma parte do sistema de circulação atmosférica ao mover calor da região equatorial para as latitudes mais altas. O ciclone tropical é movido pela energia térmica liberada quando ar úmido sobe para camadas mais altas da atmosfera e o vapor de água associado se condensa.

Produzem ventos e chuvas como qualquer outra região onde há significativas taxas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com