TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE CICLONES INDUSTRIAIS COM O USO DA DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL

Ensaios: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE CICLONES INDUSTRIAIS COM O USO DA DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Dentre as várias atividades antrópicas existentes, a larga escala de utilização de veículos automotores, as queimadas, os processos industriais e de geração de energia, são responsáveis pela maior parte da liberação de substâncias poluentes à atmosfera, muitas delas tóxicas à saúde humana e causadoras de danos à flora, à fauna e aos materiais (MMA, 2014).

O material particulado (MP) é um tipo de poluente que traz preocupações com a qualidade do ar já que seus efeitos são numerosos e diversos. Os inconvenientes advindos dessa poluição requer adoção de estratégias para seu controle visando reduzir, coletar, capturar ou reter os poluentes antes que atinjam a atmosfera (ALMEIDA, 1999).

Uma das medidas envolvidas para o controle da poluição atmosférica é a direta que envolve a adoção de equipamentos de controle como, por exemplo, os ciclones. Essa tecnologia de retenção de particulados é amplamente utilizada em indústrias como separadores gás-sólido devido ao seu baixo custo de investimento, manutenção e fácil adaptabilidade a uma grande faixa de aplicações. Em contrapartida, esse equipamento está sujeito à abrasão e ao acúmulo de partículas nas paredes e deve ser projetado e operado corretamente, pois, caso contrário, poderá funcionar com baixa eficiência (TEIXEIRA, 2005).

O recente avanço nos métodos numéricos e poder computacional tornou possível o uso de ferramentas desenvolvidas como a dinâmica dos fluidos computacional (DFC), técnica que propõe a solução das equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia através de métodos numéricos (DUQUE et al., 2010). Com o apoio dessa ferramenta, o presente trabalho propõe avaliar a eficiência dos ciclones em virtude de diferentes geometrias adotadas de modo a apresentar àquela que apresenta melhor eficiência de coleta do equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com