TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colete Seu Ouro!

Pesquisas Acadêmicas: Colete Seu Ouro!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

Oque é Geomorfologia?

Geomorfologia corresponde a uma ciência que tem como objeto de estudo as irregularidades da superfície terrestre, ou simplesmente, as diversas formas do relevo. Seu profissional é chamado de geomorfologista. Essa ciência tem ainda a incumbência de estudar todos os fenômenos que ocorrem e que interferem diretamente na formação do relevo. Sua responsabilidade é disponibilizar informações para as causas da ocorrência de um determinado tipo de relevo, levando em consideração os agentes (internos e externos) modeladores do relevo.

Oque é a Geologia?

A Geologia trata do estudo do planeta Terra, sua origem, composição, estrutura interna, relações com camadas superficiais (biosfera, hidrosfera, atmosfera), e história evolutiva, inclusive o desenvolvimento da vida. Perguntas tais como: de onde vêm as lavas dos vulcões, como se formaram as cadeias de montanhas, o que causa os terremotos, por quê o continente sul-americano afasta-se do africano, por que ocorrem jazidas de petróleo em alguns lugares, enquanto em outros temos minério de ferro, e muitas outras, fazem parte das várias formas de estudo da Geologia.

Agentes endógenos (Internos)

Os agentes internos estão relacionados a todos os movimentos causados por alguma ação geológica, que tem sua gênese com alguma força interior da Terra. Um dos exemplos são as Falhas, ou Falhamentos, que causam deformações na superfície do nosso planeta. Os falhamentos com desenvolvimento vertical podem ser considerados como movimentos Epirogenéticos, pois existe a ascendência ou a subsidência da superficie terrestre.

• Agente exógenos (Externos)

A radiação solar juntamente com os fenômenos meteorológicos, atuam como os agentes externos do relevo. O calor do sol e as águas são os grandes modeladores das paisagens e fazem essa esculturação em toda a superfície criada por algum agente interno. O radiação que vem do Sol faz com que haja o intemperismo físico das rochas, ou seja, elas se desagregam.

Já as águas, agem primeiramente com o intemperismo químico, que altera os minerais da rocha, transformando em minerais de solo, fazendo com que o relevo tome a forma que deve tomar, de acordo com a proporção que estes intemperismos agem na Terra.

Estrutura Geológica da Terra

A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos.

Os crátons, também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos (na verdade, esses nomes representam um de seus subtipos), são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.

As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre. São importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com