TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colete Seu Ouro!

Pesquisas Acadêmicas: Colete Seu Ouro!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

3. O fechamento da URA

A URA entrou em funcionamento efetivo em 1999, criando novas perspectivas numa região distante dos principais centros consumidores, inclusive o complexo formado pelas usinas de Angra 1 e Angra 2. Quando da implantação, a INB optou por fazer a reabilitação concomitantemente com a operação de todo o complexo, de forma a minimizar os trabalhos quando ocorre o encerramento das atividades do empreendimento, inserindo os custos decorrentes desse trabalho nos custos operacionais. Várias atividades ligadas ao fechamento são desenvolvidas, num esforço multidisciplinar, com o intuito de se aprimorarem, modificarem ou substituirem as metodologias de reabilitação adotadas.

Da Província Uranífera de Lagoa Real, apenas a anomalia 13 está em lavra - denominada Mina Fazenda Cachoeira. A vida útil prevista para essa mina é de 16 anos (a céu aberto e subterrânea). Estudos preliminares da cava final indicam uma vida útil da mina a céu aberto de mais 5 anos, ou seja, até 2010. Com base nessas condições, optou-se por realizar um plano conceitual de fechamento de todas as instalações do empreendimento, considerando-se, apenas, a atual mina em operação, extendendo-se, futuramente para as demais anomalias, aquilo que couber, pois cada mina tem suas características próprias.

4. Plano de ação

A seleção de técnicas de descontaminação e desmantelamento é um importante fator que influencia o caráter e a quantidade de material gerado que deve ser cuidadosamente considerado quando do planejamento e implementação do fechamento de forma a minimizar os procedimentos relativos a rejeitos. No caso da URA, as características das técnicas propostas são baseadas em exigências específicas para o local e para as instalações existentes.

A descontaminação é definida como a remoção de contaminação das superfícies de instalações ou equipamentos pelo processo de lavação, aquecimento, ação química ou eletroquímica, limpeza mecânica, ou outras técnicas. Em programas de descomissionamento de instalações nucleares, os objetivos da descontaminação são:

Reduzir a exposição à radiação.

Salvar equipamentos e materiais.

Reduzir o volume de equipamentos e materiais que requerem armazenamento e disposição em instalações de disposição autorizadas.

Restaurar o local e instalação, ou separar para um estado de uso incondicional.

Remover contaminantes radioativos dispersos e fixar a contaminação restante dentro de um local em preparação para armazenamento protetor ou disposição permanente.

Reduzir a magnitude da fonte radioativa residual em um módulo de armazenamento protetor ou reduzir o período de armazenamento protetor.

A cava da Mina Fazenda Cachoeira deverá avançar até uma profundidade de 140 metros, sendo que as bermas e taludes são constituídos, praticamente, de rocha dura tipo granito/gnaisse. As paredes têm inclinação média em torno de 58°.

Tendo em vista que os estudos hidregeológicos realizados pela empresa GEOSERVICE apontam a cava como área de maior vulnerabilidade para contaminação do aqüífero, recomenda-se a manutenção do desvio do Córrego Cachoeira e o preenchimento da cava com estéril da nova mina que será aberta, no caso a Mina Fazenda do Engenho (anomalia 9) e rejeito do processo.

Tal procedimento, apesar do maior custo envolvido, reduzirá o risco de contaminação do aqüífero, principalmente se adotado o mesmo processo de disposição utilizado nas pilhas de estéril/rejeito, ou seja, camadas intercaladas de estéril da mina, rejeito da lixiviação e solo argiloso. Somando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com