TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como planejar o trabalho de campo em Geografia

Artigo: Como planejar o trabalho de campo em Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Artigo  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Como planejar o trabalho de campo em Geografia

Estudo do meio

Objetivo

Conhecer, coletar informações e analisar diversos aspectos (cultural, social, ambiental e econômico) de um ambiente específico. O desafio é entender como eles se relacionam entre si. Pode se der em uma única visita ou numa série.

Anos

Todo o Ensino Fundamental. Nas séries iniciais, é importante dosar a demanda por informações.

Exemplos

Visitar um manguezal para ter contato com seus aspectos culturais, ambientais, sociais e econômicos. Relacionar as características de um parque urbano (fauna, flora, público, atividades econômico-sociais etc.) com seu entorno.

Antes da visita

Como se trata de uma visita mais ampla é preciso definir previamente quais aspectos se deve observar. Além de espaço para a coleta de dados, o caderno de campo deve ter um material didático que ajude o aluno a entender o que está observando, como mapas do local, fotografias antigas e reportagens.

Durante a visita

A turma pode ser dividida em grupos - cada um fica responsável por analisar um aspecto específico e reunir informações sobre ele. Se houver dúvidas, oriente os alunos a encontrar possíveis respostas por meio de entrevistas, por exemplo, e a registrar as que persistirem.

Depois da visita

As informações coletadas devem ser compartilhadas (em debates ou com a criação de bancos de dados coletivos) e aprofundados por meio de pesquisas em fontes escritas. Em seguida, no momento da síntese, é hora de relacioná-las e descobrir quais fenômenos tem razões externas ao local estudado - e, por isso, precisam de mais pesquisa.

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/como-planejar-trabalho-campo-geografia-594113.shtml?page=2, acesso 10/05/2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com