TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Geografia

Monografias: Trabalho De Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

Colégio da Policia Militar

Saber honra e disciplina

Trabalho de Geografia

(Climas do Brasil)

Nomes: Beatriz Ayumi,Luidy Vargem , Manuellla Araujo ,Matheus Caldas e Thomas Henrique

Números: 02,25,27,28 e 34

Serie: 6ºA

Professora: Joana Darc Jardim Carrilho

Índice

Introdução..............................................................................................3

Desenvolvimento (tipos de climas)........................................................4

Mapa dos Climas..................................................................................10

Climogramas........................................................................................14

Conclusão ...........................................................................................15

Bibliografia...........................................................................................16

Introdução

Este trabalho mostra sobre os climas do Brasil, sua vegetação,suas características e aonde ocorreram, seus próprios climas e sua desertificação.

Desenvolvimento

Tipos de Climas do Brasil

Clima Equatorial

Está presente nas regiões intertropicais e na região Amazônica. Apresenta a do ar de 24ºC e 27ºC e temperaturas elevadas de 25ºC a 27ºC ..A bacia do rio Amazonas tem um bioma típico dos climas equatoriais.Sua precipitação é superior a 2000 mm total.Generalidade se encontra numa faixa de 5º de latitude em volta da linha do Equador.Sua vegetação Floresta Equatorial,Floresta Tropical e Cerrado seu clima é quente e úmido.

Clima Tropical semiárido

É caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico .Apresenta precipitações de chuvas média entre 200 mm e 400mm.Está presente no Brasil nas regiões Nordeste e Sudeste, sua área é de 982.563,3 quilômetros quadrados (11% do território).É definido pela circulação atmosférica.A exploração inadequada dos solos faz com que 68% do semiárido nordestino esteja em processo grave de desertificação.

Clima Tropical do Brasil Central

Presente na porção oriental do Maranhão, extensa parte do território do Piauí e na porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais. Encontrado também no extremo norte do país, em Roraima. Caracteriza-se por temperatura elevada (18 °C a 28 °C), com amplitude térmica de 5 °C a 7 °C, e estações bem definidas (uma chuvosa e outra seca). A estação de chuva ocorre no verão; no inverno ocorre a redução da umidade relativa em razão do período da estação seca. O índice pluviométrico é de cerca de 1,5 mil milímetros anuais.

Clima Tropical de Altitude

Se predomina nos planaltos e serras do Sudeste Brasileiro,Planalto Central de Goiás e Distrito Federal e na Serra de Maracaju em Mato Grosso do Sul.Abrange no sul de Minas Gerais e do Espírito Santo nas partes do Rio de Janeiro,São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul,altitudes acima de 500 metros determinam em condições especiais de clima sua temperatura (amena) é entre 18ºC e 26ºC e sua amplitude térmica anual é entre 7ºC e 9ºC, temperaturas médias anuais caem para menos de 23ºC.No inverno , as frentes frias originárias da Massa Polar Atlântica podem provocar geadas.

Clima Tropical do Nordeste Oriental

É um clima úmido e quente fortemente influenciado pela ação das massas de ar úmidas do oceano Atlântico. Caracteriza-se por elevadas temperaturas (média das máximas pode atingir 30 ºC) durante o ano todo, com pequena queda nos meses de inverno. As chuvas concentram-se entre o final do verão e o inverno. A média anual pode variar entre 700 mm e 2500 mm.

LOCALIZAÇÃO

Ilustra esse tipo climático nove localidades, distribuídas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com