TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservação Ambiental: A importância da conservação das nascentes da Comunidade remanescentes de Quilombo cana brava, Santa Quitéria do Maranhão

Por:   •  27/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEANET

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UaB / POLO SANTA QUITÉRIA

FRANCIEL LIMA FREIRE

Santa Quitéria do maranhão – MA

04/2022

FRANCIEL LIMA FREIRE

Projeto elaborado e apresentado ao curso de licenciatura em geografia da universidade estadual do maranhão – UEMA, para composição de nota da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisas Geográficas.

Orientador: Deysiele Viana de Oliveira e Francisco Silva

Santa Quitéria do Maranhão – MA

04/2022

SÚMARIO..........................................................................................................................

  1. Identificação.........................................................................................................4
  2. Justificativa..........................................................................................................5
  3. Objetivos...............................................................................................................8
  1. Gerais.........................................................................................................8

  2. Específicos.................................................................................................8

  1. Fundamentação Teórica......................................................................................9
  2. Metodologia........................................................................................................11
  3. Cronograma.......................................................................................................

REFERÊNCIAS............................................................................................................

  1. IDENTIFICAÇÃO

Conservação Ambiental: A importância da conservação das nascentes da Comunidade remanescentes de Quilombo cana brava, Santa Quitéria do Maranhão.

A água está presente em tudo que está em nossa volta, sendo um bem mais que necessário e de grande importância para a melhoria da qualidade de vida. Desde criança aprendemos sobre a grande importância deste recurso hídrico em nossas vidas, sabendo que a água compõe cerca de 70% da superfície terrestre do nosso planeta e compõe cerca de 75% do corpo humano. Atualmente o tema de preservação e conservação em todas as esferas do meio ambiente, vem sendo bastante discutido.

No Brasil, temos este recurso hídrico em grande abundância em algumas regiões como Acre, Amazonas, Amapá, Pará entre outros, mas outras regiões como Pernambuco, Ceará, Sergipe, Paraíba possuem grande carência deste recurso limitando a sua utilização para as principais necessidades humanas (Beber, Cozinhar e Banhar). Perante todas essas questões torna-se mais que necessário compreender a importância do ciclo da água em nosso planeta e possuir uma compreensão sobre a preservação e conservação deste recurso.

A água, recurso essencial para o desenvolvimento da vida, faz parte de um cenário triste de escassez e degradação em algumas partes do mundo, o Brasil possui abundância de água, mas a distribuição dela é irregular, possuindo regiões com grande quantidade de água e outras com poucas possuindo escassez. A gestão de recursos hídricos pode ser entendida como instrumento de orientação para a sociedade e setor público, monitorando os recursos hídricos e sua utilização, tendo como objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2000), o abastecimento de água no Brasil é realizado por meio de poços ou nascentes próximo de qualquer propriedade de certa região, a utilização desordenada desses recursos, pode afetar diretamente o fluxo de água de rios, lagoas, pantanais e nascentes.

A Resolução CONAMA nº 303, de 20 de março de 2002, define nascentes ou pontos d'água como locais onde as águas subterrâneas emergem naturalmente, embora de forma descontínua possui parâmetros, definições e limites. distinção entre nascente e furo de água. A APP e demais espaços territoriais são protegidos pelo especificamente como instrumentos de preocupação com o meio ambiente em causa e como parte integrante do desenvolvimento sustentável. Considera-se aplicação um córrego ou charco, que é o onde a água subterrânea emerge espontaneamente, mesmo que seja intermitente (BRASIL, 2002). O novo Código Florestal, promulgado pela lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, define a fonte como “... uma saliência natural do lençol freático que apresenta persistência e dá origem a um manancial”. o olho d'água como: "... Saliência natural do lençol freático, ainda que descontínua...", o código também dispõe sobre a proteção da vegetação nativa e estabelece regras gerais para as áreas de conservação permanente.  Neste código, as áreas protegidas são definidas como APPs, sejam ou não são cobertos por vegetação nativa, cuja função ambiental é conservar os recursos hídricos, paisagens, estabilidade geológica e biodiversidade, criando condições favoráveis ​​ao fluxo gênico de espécies de flora e fauna, protegendo a terra e garantindo o bem-estar de populações humanas. Para entender melhor a formação de córregos desde, é necessário estudar o ciclo hidrológico.

O presente trabalho busca avaliar e reconhecer a importância e os benefícios da preservação das cincos nascentes presentes na Comunidade Remanescente de Quilombo Cana Brava, zona rural de Santa Quitéria do Maranhão. Além da importância da quantidade de água produzida pelas nascentes, os benefícios de cuidar e preservar este bem natural é essencial pois a comunidade depende de poços públicos para o abastecimento domiciliar, porém quando há algum problema com o fornecimento de água, as pessoas vão diretamente para as nascentes buscar água para uso doméstico, predominantemente para beber e cozinhar.

  1. JUSTIFICATIVA

Seguindo para o principal foco deste trabalho, as nascentes, que fluem na comunidade remanescentes de quilombo Cana Brava, possuindo grande importância para o desenvolvimento das atividades humanas essenciais como: Lavar roupas, pegar água para beber e cozinhar e além de banhar. Embora as nascentes presentes na localidade não formem rios, apenas trechos de água corrente e cristalina que fazem os chamados poções (Local de acumulo de água, chegando a medir mais de meio metro de profundidade, utilizados pelo moradores para suas atividades essenciais), não diminui sua importância, por este motivo precisa-se ter uma noção de preservação e conservação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (273.3 Kb)   docx (318.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com