TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contaminação E Poluição Por Metais Pesados

Ensaios: Contaminação E Poluição Por Metais Pesados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 3

Contaminação e poluição por metais pesados

Acredita-se que os metais talvez sejam os agentes tóxicos mais conhecidos pelo homem, grandes quantidades de chumbo eram obtidas de minérios, como subproduto da fusão da prata e isso provavelmente tenha sido o início da utilização desse metal pelo homem. E causando morte de peixes, poluição dos rios, solo e ar.

O elevado desenvolvimento industrial ocorrido nas últimas décadas tem sido um dos principais responsáveis pela contaminação de nossas águas e solos sejam pela negligência no seu tratamento antes de despejá-las nos rios ou por acidentes e descuidos cada vez mais frequentem que propiciam o lançamento de muitos poluentes nos ambientes aquáticos.

Metais pesados são elementos químicos metálicos, de peso atômico relativamente alto, que em concentrações elevadas são muito tóxicos á vida. As atividades industriais têm introduzido metais pesados nas águas numa quantidade muito maior do que aquela que seria natural, causando grandes poluições.

Alguns desses metais são os Chumbos, Cádmio, Mercúrio, Cromo e Zinco.

Aquecimento Global

O aquecimento global é uma conseqüência das alterações climáticas que estão acontecendo no planeta, segundo os cientistas.

Muitos pesquisadores acreditam que o aquecimento global tanto pode ser de causas naturais ou causa do homem.

O aumento na temperatura pode trazer alterações como o aumento do nível do mar, enchentes e secas. Isso traz conseqüências na agricultura, desgelo, reduzindo os rios durante o verão, aumento de doenças e extinção de espécies.

Efeito Estufa

Podemos afirmar que ele é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.

Com desmatamentos e queimadas teremos conseqüências, Retenção do calor na atmosfera fazendo com que aumente a temperatura no planeta, Com o aumento da temperatura no planeta (aquecimento global), já está em processo o derretimento das geleiras das calotas polares, O derretimento das calotas polares provoca o aumento da quantidade de água nos oceanos, podendo provocar, em breve, o alagamento de cidades litorâneas e a submersão de ilhas.

Buraco na Camada de Ozônio

O buraco na camada de ozônio é um processo que ocorre normalmente na Terra durante certas épocas do ano e que depois desaparece. A ocorrência do buraco é nas regiões polares do Ártico e Antártida, já que o frio facilita a transformação química dos elementos que reagem com o ozônio.

Mas nas últimas décadas esse buraco aumentou e começou a não desaparecer, isso porque o ser humano intensificou o aumento desse buraco através da produção exagerada de gases poluentes na atmosfera. O exemplo mais comum de gás poluente é o gás CFC (clorofluorcarbono),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com