TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Físico-Químico De Remoção De Metais Pesados Em Água

Exames: Processo Físico-Químico De Remoção De Metais Pesados Em Água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 6

Processo Físico-Químico de Remoção de Metais Pesados em Água

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 4

2 – OBJETIVO 4

3 – PARTE EXPERIMENTAL 4

4 – RESULTADOS 5

5 – CONCLUSÃO 5

6 – ANEXOS 5

6.1 – QUESTIONÁRIO 5

6.2 – FOTOS 7

6.3 – TABELA 8

6.4 – FIGURA 8

6.5 – SAIBAM UM POUCO MAIS SOBRE PH 9

7- GLOSSÁRIO 9

8 – REFERÊNCIAS 9

1 – INTRODUÇÃO

A água é um dos recursos naturais mais importantes da Terra, sendo imprescindível para a geração e manutenção de todas as formas de vida em nosso planeta. Para garantir a qualidade das águas e seus múltiplos usos são necessárias medidas de proteção e controle. Uma das medidas é a análise físico-química, em 11/11/2013 as 20:40hrs realizamos em laboratório um experimento referente a precipitação do ferro dissolvido em água com um coagulante (sulfeto de alumínio), para podermos visualizar a floculação do ferro na água.

2 – OBJETIVO

Este estudo tem como objetivo, mostrar a reação do ferro na água com a mistura de outros componentes químicos, para melhor visualizar sua densidade (floculação), assim sendo facilmente removidos.

3 – PARTE EXPERIMENTAL

No início do experimento foi adicionado ao Béquer 1000ml de uma substância aquosa(solução com metais pesados) e seu pH estava em 6 unidades, logo após adicionamos NAOH(hidróxido de sódio) para ajustarmos o pH de 8 a 9 unidades com constante mistura, seu pH aumentou para 8 unidades, tornando a substância esverdeada com pigmentos amarelados na superfície.

Adicionamos Al²(SO4)3 (sulfato de alumínio), com 100 ml também, efetuando uma mistura contínua por 90 segundos, a solução escureceu um pouco mais, mas ainda esverdeada.

Em seguida colocamos a solução no cone de imhoff misturamos um pouco a solução e colocamos para sedimentar por 10 minutos. No inicio da sedimentação às 21:14hrs o precipitado de ferro se manteve sobre a superfície e o sedimento sólido, diminuindo seu volume, já as 21:17hrs o sedimento sólido do experimento constou em 550 ml, às 21:19 constou 450 ml de sedimentação. Após o término dos 10 minutos de repouso da solução (às 21:24hrs), o sedimento esteve a 300 ml.

Na sequência adicionamos ao cone 3 ml de solução de polieletrólito aniônico 0,1%, sendo que nesta etapa o pH apresentado foi de 7 unidades, às 21:37hrs deu-se inicio a sedimentação, às 21:39hrs o volume do sedimento sólido era de 300 ml, às 21:44hrs constou 200 ml de sedimentação. Após o término dos 10 minutos de repouso da solução (às 21:47hrs), o sedimento constou 150ml e seu pH se manteve em 7 unidades.

4 – RESULTADOS

No resultado final obtemos a floculação do ferro, sendo visível sua separação com a substância aquosa.

5 – CONCLUSÃO

Com este trabalho, podemos ter uma noção de como é feita a sedimentação de substâncias poluentes na água, como no esgoto, na liberação de petróleo em água e na concentração de mercúrio no minério.

6 – ANEXOS

6.1 – QUESTIONÁRIO

A – Efluentes Industriais: Indústrias extrativistas de metais, indústrias de tintas e pigmentos, galvanoplastias, indústrias químicas, indústrias de couros, peles e produtos similares, indústrias do ferro e do aço, lavanderias e indústria de petróleo.

B – Os metais pesados constituem contaminantes químicos nas águas, pois em pequenas concentrações trazem efeitos adversos à saúde. Desta forma, podem inviabilizar os sistemas públicos de água, uma vez que as estações de tratamento convencionais não os removem eficientemente e os tratamentos especiais necessários são muito caros.

C – O ferro aparece principalmente em águas subterrâneas devido à dissolução do minério pelo gás carbônico da água, conforme a reação: Fe + CO2 + ½ O2 → FeCO3.

O carbonato ferroso é solúvel e frequentemente é encontrado em águas de poços contendo elevados níveis de concentração de ferro.

D - O ferro pode se apresentar nas águas nos estados de oxidação Fe+2 e Fe+3. O íon ferroso (Fe+2) é mais solúvel do que o férrico (Fe+3). Portanto, os inconvenientes que o ferro traz às águas devem ser atribuídos principalmente ao ferro “ferroso”, que, por ser mais solúvel, é mais frequente. Quando se pretende determinar apenas a fração solúvel, as amostras de água são filtradas antes de serem submetidas à determinação da concentração de ferro. Este parâmetro é denominado “ferro solúvel”. É também comum o uso da expressão “ferro coloidal”, pois as partículas de ferro podem apresentar tal comportamento na água.

Nas águas superficiais, o nível de ferro aumenta nas estações chuvosas devido ao carreamento de solos e à ocorrência de processos de erosão das margens. Também poderá ser importante a contribuição devida a efluentes industriais, pois muitas indústrias metalúrgicas desenvolvem atividades de remoção da camada oxidada (ferrugem) das peças antes de seu uso, processo conhecido por decapagem, que normalmente é procedida através da passagem da peça em banho ácido. Nas águas tratadas para abastecimento público, o emprego de coagulantes à base de ferro provoca elevação em seu teor.

Os processos mais comuns de remoção de ferro em águas baseiam-se na oxidação Fe+2 → Fe+3, seguida da precipitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com